Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

15 de julho de 2024

Municípios com contas em dia já usufruem de tarifa zero no transporte público


Por Pauline Machado Publicado 24/08/2022 às 16h30 Atualizado 08/11/2022 às 21h05
Ouvir: 00:00

Trinta e um municípios brasileiros já usufruem da tarifa zero no transporte coletivo. Veja outras informações!

Dados do Anuário realizado pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos – NTU mostram que trinta e um municípios brasileiros já usufruem da tarifa zero no transporte coletivo. Dentre eles estão: Potirendaba, Agudos, Holambra e Morungaba, em São Paulo. Além de Monte Carmelo, Muzambinho e Itatiaiuçu, em Minas Gerais, Caucaia e Eusébio no Ceará e Maricá no Rio de Janeiro.

A NTU realiza o Anuário com base em 11 indicadores do setor nas cidades de Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, bem como Salvador e São Paulo. Os dados são disponibilizados pelas entidades filiadas à NTU.

Contas em dia

Entretanto, para fazer parte deste grupo, as prefeituras não podem ter nenhum tipo de débito em aberto. É preciso estar com todas as contas em dia, enfatiza o presidente-executivo da NTU, Francisco Christovam. “Na tarifa zero, o cliente é a prefeitura, não o passageiro. As cidades que até aqui adotaram a tarifa zero não possuem problema de orçamento”.

Ele acrescenta que a experiência nacional do setor compreende a oferta em municípios, tal como para outros serviços municipais em que a prefeitura arca com a despesa para garantir que o atendimento dos cidadãos. Um destes, por exemplo, é o setor de limpeza.

“A princípio, a gente pode levar isso pra frente, desde que a gente tenha fonte para pagar os recursos. Tarifa zero não significa custo zero, mas pode permitir que o deslocamento seja zero”, reforça e conclui o executivo.

 

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *