22 de março de 2025

22 de março de 2025

Os carros híbridos vão dominar o mercado automotivo?

Buscando uma operação mais sustentável, modelos híbridos vêm ganhando mais espaço entre os consumidores.


Por Agência de Conteúdo Publicado 18/02/2023 às 13h30
Ouvir: 00:00

Os carros híbridos são uma alternativa de transição parcial para modelos de automóveis mais sustentáveis, consistindo em veículos que possuem tanto um motor convencional quanto um elétrico. Isso significa que eles podem circular das duas formas, seja utilizando gasolina ou eletricidade; então, além de ajudar a economizar com combustível, também é uma forma de buscar reduzir a quantidade de gases poluentes emitidos na atmosfera.

No Brasil, contar com um carro híbrido é bem mais vantajoso do que ter um automóvel totalmente elétrico, já que o país não possui suporte total aos veículos do tipo.

As estações de eletricidade para recarga ainda são escassas nas ruas brasileiras. Por esse motivo, é interessante contar com essa versatilidade para não passar necessidade em nenhum momento. De qualquer forma, trata-se de modelos mais inteligentes, que funcionam de uma forma mais otimizada.

Os chamados “mistos” são o tipo mais comum de carros híbridos no Brasil, sendo capazes de misturar a atividade dos dois motores. O veículo consegue definir qual motor deve ser priorizado de acordo com a situação. Dessa forma, deixando o elétrico para deslocamentos mais simples e o de combustão para momentos que exigem mais do automóvel, como por exemplo, pegar uma estrada.

Ainda existem outros dois modelos que não são tão populares, mas tendem a ganhar mais espaço no mercado.

O primeiro é o híbrido-paralelo, que faz uso dos dois motores simultaneamente em eixos diferentes do veículo, de forma que gaste menos combustível e bateria. O segundo seria o híbrido-série, um tipo único em que somente o motor elétrico funciona. Já o de combustão serve exclusivamente para carregar a bateria do veículo, por isso ele não é capaz de rodar com gasolina.

Justamente pela falta de suporte a automóveis 100% elétricos no Brasil, os modelos híbridos vêm se tornando mais acessíveis. Em 2022, foram registrados mais de 100 mil veículos do gênero circulando pelo Brasil, com mais de 18 mil novos emplacamentos. Se comparado com o primeiro semestre de 2021, houve um aumento de 31% nas vendas de carros elétricos e híbridos no país. Os dados são da Associação Brasileira de Veículo Elétrico.

Com a expansão do mercado, também fica mais fácil garantir veículos usados que se encaixam na categoria. Quem ainda está planejando fazer essa transição pode buscar carros seminovos em SP ou na região mais próxima para conseguir dar esse passo pagando menos que o habitual. A tendência é que os modelos híbridos continuem ganhando espaço no mercado brasileiro, então já é bom ir se acostumando. 

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *