Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

21 de junho de 2024

Placas fotovoltaicas geram economia de 20,9% no consumo de energia do sistema BRT Sorocaba no último ano

Em semana comemorativa ao meio ambiente, a empresa promoveu ciclo de conscientização sobre sustentabilidade e apoio ao plantio de 3 mil árvores nativas.


Por Assessoria de Imprensa Publicado 09/06/2024 às 18h00
Ouvir: 00:00
placas fotovoltaicas
Placas fotovoltaicas em terminal de ônibus. Foto: Divulgação.

O sistema de energia solar do BRT Sorocaba gerou economia de 20,9% no último ano. No total, os painéis fotovoltaicos produziram 227.478Kwh de energia que atenderam a toda operação e o restante de energia não utilizada foi disponibilizada na rede da companhia elétrica, possibilitando que outros locais fossem beneficiados. Este volume equivale ao abastecimento de 160 casas com 4 pessoas em um ano.

Na semana que se comemorou o Dia Mundial do Meio Ambiente (5/6), a concessionária BRT Sorocaba celebrou o indicador positivo no uso de energia e promoveu ciclo de conscientização reforçando seus pilares de sustentabilidade.

De 3 a 7 de junho, aconteceram encontros educativos destinados aos colaboradores para reforçar o conhecimento de temas que foram desde como o efeito estufa afeta o dia-a-dia, mudanças climáticas, energia fotovoltaica até o que a sociedade pode fazer para ajudar o meio ambiente.

Somado às atividades internas, o BRT Sorocaba participou de uma ação voluntária da Secretária do Meio Ambiente, Parques e Jardins (SEMA) para o plantio de 3 mil árvores nativas que aconteceu ontem (8/6) na Zona Oeste.

De acordo com Marcelo Del Corso, responsável pelo setor de Gestão Ambiental da BRT Sorocaba, há diversas iniciativas em diferentes frentes. Assim como, a prática da conscientização é permanente na empresa.

“Na semana do meio ambiente intensificamos as mensagens, mas as ações acontecem o ano inteiro. De 2023 ao primeiro semestre de 2024, realizamos o plantio de 808 mudas de árvores nativas nas regiões Norte e Oeste. Essas plantas estão sendo cultivadas e, em breve, ajudarão a capturar o CO2 da atmosfera. Dessa maneira, neutralizando parte das emissões de poluentes dos veículos. Também realizamos atividades de educação ambiental em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente, e já levamos o conhecimento para 225 crianças por meio do Tour da Educação”, explica Del Corso.

Del Corso destaca ainda que, com o intuito de minimizar danos ao meio ambiente com a emissão de CO2, a empresa alterou o combustível de abastecimento dos veículos de apoio. Tal iniciativa resultou na redução do consumo de 4.000 litros de combustível fóssil. Ou seja, isso corresponde a uma diminuição de emissão de 2,46t de CO2 em 2023.

As soluções verdes são parte da estrutura do BRT Sorocaba. E, hoje, se tornaram uma referência no transporte coletivo urbano mostrando que é possível inovar bem como ser sustentável. Além do uso de energia solar nas estações e nos terminais, a concessionária adota o sistema de reuso de água da chuva nos três terminais (Vitória Régia, São Bento e Ipiranga). Além disso, utiliza iluminação em LED,  conforto térmico com brises nas estações e a frota de 124 ônibus com redutor de ruídos e poluentes. 

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *