Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

14 de julho de 2024

Retorno do trabalho 100% presencial aumenta demanda do transporte fretado, aponta levantamento

Procura pelo serviço subiu 20% em 2024, conforme levantamento realizado pela Startup Fretadão.


Por Assessoria de Imprensa Publicado 07/07/2024 às 18h00
Ouvir: 00:00
trabalho presencial
A volta do trabalho presencial impacta no transporte das grandes cidades. Foto: dusanpetkovic para Depositphotos

A volta do trabalho 100% presencial trouxe de volta os tradicionais desafios de deslocamento dos funcionários: em regiões como a Grande São Paulo, por exemplo, o trânsito impacta diretamente a pontualidade, produtividade e também a qualidade de vida das pessoas. Dentro desse contexto, o fretado corporativo tem sido uma alternativa procurada pelas empresas para o transporte de seus colaboradores.

O Fretadão, startup de tecnologia para o transporte corporativo que faz a gestão de mais de 1 milhão de viagens todos os meses, acompanha de perto esse cenário da volta ao trabalho presencial e registrou um aumento de 20% na procura pelo serviço em 2024, conforme levantamento realizado com a base de empresas clientes. “Entre os fatores que influenciam na decisão das empresas de contratar o serviço estão o oferecimento de mais comodidade, conforto, pontualidade e segurança aos colaboradores, que deixam de depender do transporte público. O fretado também costuma ser bastante utilizado por companhias que atuam em centros logísticos mais distantes das cidades”, comenta Antonio Carlos Gonçalves, CEO do Fretadão.

De acordo com os trajetos dos colaboradores, todos os itinerários e veículos necessários são levantados para atender as necessidades da empresa. Assim, é possível entender se a melhor opção é o transporte fretado ou individual sob demanda. No dia a dia, o Fretadão faz o monitoramento de todas as linhas em tempo real e o atendimento dos funcionários.

“Um dos nossos propósitos é simplificar o transporte corporativo. De um lado, a empresa reduz os seus custos, tem um braço direito para fazer essa gestão e investe em ESG, já que reduz o número de veículos individuais no trânsito, e, de outro, o colaborador ganha mais qualidade de vida, pois não precisa mais dirigir para ir ao trabalho ou depender do transporte público”, complementa Antonio.

Inteligência de dados trouxe agilidade e segurança aos itinerários

A startup vem investindo principalmente em Big Data para que as empresas que contratam o transporte dos seus colaboradores consigam acompanhar, em tempo real, pontos como o cumprimento de rotas, quilometragem, eficácia do fretamento e a quantidade de funcionários embarcados, por exemplo. Por meio da ferramenta de BI, geram-se gráficos, dashboards e outras informações relevantes, conforme a necessidade da empresa contratante.

Além do uso da tecnologia para mitigar riscos e medir a satisfação da empresa e do colaborador, a economia também é uma grande vantagem. Para se ter uma ideia, uma pesquisa realizada pela startup, em parceria com a Global Trevo Consulting, revelou que transporte é o benefício corporativo que mais pesa para as empresas, sendo que os gastos com benefícios com os empregados vão até 500 reais e os específicos de transporte representam, em média, 59% do total investido por colaborador. Com a gestão de transporte inteligente oferecida pelo Fretadão, a estimativa é que esse custo tenha uma redução de até 50%.

Os clientes têm à sua disposição um sistema online para acompanhamento da gestão de transporte, projetado para otimizar e facilitar o acompanhamento do dia a dia das operações. Este painel do cliente oferece acesso a diversas informações e indicadores críticos relacionados às operações. Por meio da análise destes dados e indicadores contidos no sistema, empresas podem obter insights valiosos, permitindo-lhes tomar decisões estratégicas e baseadas em dados, como contratar novos colaboradores que morem em uma região, dentro do serviço de um fretado já contratado.

Fretadão Rental

Com esse aquecimento no mercado de fretamento corporativo, em algumas ocasiões existe a necessidade de um aumento de frota de forma rápida, para o atendimento de um novo cliente, ou ampliação de uma operação já existente. Mas adquirir um veículo fretado como ônibus, vans e micros requer planejamento e crédito junto às instituições financeiras, e nem sempre os transportadores conseguem ter acesso ao financiamento ou se planejar com antecedência para as aquisições. De acordo com o anuário da ANTT (Agência Anual de Transportes Terrestres) de 2022, mais de 90% dos operadores de fretamento do país têm até 6 veículos, e diversas vezes não incrementam seus negócios pela falta de frota e crédito.

Além disso, clientes que demandam fretamento exigem, na maioria das vezes, frotas maiores, tornando a inclusão destas empresas mais difícil no atendimento de clientes de grande porte. O problema despertou o Fretadão a criar o Fretadão Rental – uma solução que visa agilizar o aluguel de ônibus, vans e micros para empresas, sem burocracias e pretende ser um grande player de locação e chegar a mais de 1000 veículos em 5 anos.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *