Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

25 de julho de 2024

Designers desenvolvem pneu que “avisa” a hora de trocá-lo


Por Talita Inaba Publicado 07/01/2013 às 02h00 Atualizado 08/11/2022 às 23h52
Ouvir: 00:00

Identificar a hora certa de trocar os pneus do carro é uma das obrigações dos proprietários de veículos. Além de garantir mais segurança, uma novidade promete facilitar a vida do motorista. Os designers Gao Fengling e Zhou Buyi desenvolveram o “Discolor Tyre”, que mostra facilmente o desgaste do pneu e “avisa” quando ele deve ser trocado.

A ideia dos designers foi inserir uma camada de cor integrada ao composto de borracha. À medida que o pneu começa a se desgastar, com base no nível definido pelo fabricante, a cor começa a aparecer, evitando que o pneu fique totalmente “careca” e provoque acidentes.

De acordo com os criadores da inovação, a cor do pneu deve aparecer, em média, após os 20 mil quilômetros rodados, dependendo do composto utilizado e da frequência de utilização do veículo. As informações são do site Motor Dream.

No Brasil, dirigir com pneus “carecas” é considerado infração grave de trânsito. São cinco pontos na carteira de habilitação e a multa é de R$ 127.

Fonte: O Povo.com.br

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *