Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

17 de julho de 2024

Detran/AL e Corpo de Bombeiros firmam acordo de cooperação para ampliar o treinamento de salvamento veicular

Órgão de trânsito fará a destinação de veículos que iriam para reciclagem a militares.


Por Assessoria de Imprensa Publicado 15/06/2024 às 17h00
Ouvir: 00:00
Detran e Corpo de Bombeiros firmam acordo de cooperação ampliar o treinamento de salvamento veicular
Detran e Corpo de Bombeiros firmam acordo de cooperação ampliar o treinamento de salvamento veicular. Foto: João Victor Barroso/Ascom Detran/AL

Para ampliar e melhorar ainda mais as atividades de salvamento veicular do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran) e o CBMAL firmaram um acordo de cooperação. A assinatura do documento ocorreu na semana passada no prédio sede do Detran, no bairro Cidade Universitária.

A partir de agora, os militares do CBMAL poderão aprimorar os treinamentos de salvamento em veículos inservíveis, que seriam destinados à reciclagem siderúrgica, e terão seu registro baixado na base estadual e no Renavam. O diretor-presidente do Detran, Marco Fireman, afirmou que agora os militares do CBMAL estarão ainda mais capacitados e preparados para dar assistência as vítimas de sinistros de trânsito.

“O Corpo de Bombeiros tem feito um trabalho excelente no salvamento às vítimas de sinistros graves, e isso vem aperfeiçoar os treinamentos. Com esse termo de cooperação, as capacitações dos militares do CBMAL serão ainda mais proveitosas para os bombeiros e, consequentemente, para a população alagoana”, afirmou Marco Fireman.

O corte veicular está entre as atividades que os militares do CBMAL poderão treinar. E, assim, estar ainda mais preparados para realizar a retirada de vítimas presas às ferragens, em casos de sinistros graves.

Para o Comandante Geral do CBMAL, coronel Sérgio Verçosa, agora a instituição terá mais capacidade para melhor instruir os militares. O objetivo é que eles possam empregar as técnicas de abordagem no salvamento veicular. 

“Como resultado desses treinamentos, nossas equipes irão melhorar ainda mais o tempo-resposta na retirada da vítima e da melhor forma possível. Além disso, vamos reduzir os riscos para os militares. Quero agradecer a sensibilidade do Detran em estar junto do Corpo de Bombeiros, elevando a formação dos bombeiros em nível estadual, regional e nacional”, agradeceu o Comandante Geral.

Mais qualificação e formação para o CBMAL

Durante a assinatura do acordo de cooperação, também se tratou a possibilidade de instrutores do Corpo de Bombeiros poderem ministrar aulas teóricas e práticas para os integrantes da corporação. Ou seja, para que eles possam, principalmente, classificar para as categorias D e E, ou então tirar a primeira CNH.

De acordo com Daniel Celestino, gerente de Controle de Condutores, Veículos e Infrações do Detran, a resolução Nº 789, de 2020, do Contran, prevê a possibilidade de instituições militares exercerem o papel de formação de condutores de veículos. 

“Os bombeiros militares podem ministrar os cursos de formação de condutores. Isso vai trazer ainda mais qualificação para os militares, além de reduzir os valores desse processo. E ao final do curso, eles estarão aptos a fazer a prova teórica e a prova prática”, explicou.

As informações são de João Victor Barroso/Ascom Detran-AL

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *