Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

25 de julho de 2024

DNIT alerta para cuidados com ciclistas no trânsito

Veja orientações do DNIT quanto aos cuidados com ciclistas no trânsito.


Por Assessoria de Imprensa Publicado 04/04/2023 às 18h00
Ouvir: 00:00

A bicicleta é uma opção de transporte acessível e vantajosa ao meio ambiente. Com ela a locomoção fica prazerosa, saudável e sua utilização diminui a quantidade de veículos no trânsito. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) orienta os condutores de veículos quanto aos cuidados com ciclistas. Um deles é guardar no mínimo um metro e meio (1,5m) de distância ao cruzar com um ciclista, essa diretriz está no artigo 201 do Código de Trânsito Brasileiro. Além disso, diminuir a velocidade para dar mais segurança ao ciclista.

Como pedalar de forma mais segura

É importante que o ciclista saiba pedalar ao dividir as ruas com os automotores e não sujeite sua vida e segurança apenas aos condutores dos veículos. O ciclista deve pedalar sempre atento ao seu entorno, utilizando luzes traseiras e dianteiras, capacete e refletores de roupa e bicicleta, como forma de aumentar a visibilidade do motorista.

Além de pedalar usando uma faixa inteira, sempre no mesmo sentido dos carros, o ciclista não deve usar fones de ouvido ou o celular enquanto estiver pedalando para evitar perder o foco e atenção no trânsito. E ainda sinalizar qualquer movimento, como entrada à direita, à esquerda, frenagens e curvas.

É de conhecimento de todos que utilizam o trânsito que pedestres têm prioridade sobre ciclistas; que os ciclistas têm prioridade sobre veículos e que todos são responsáveis pela incolumidade dos pedestres, parágrafo segundo do artigo 29 do CTB.

Mas como assegurar a incolumidade dos mais frágeis?

Seguindo algumas simples regras de cuidados com ciclistas que devem ser adotadas no dia a dia como:

  • Usar sempre a seta, ela orienta ciclistas assim como os pedestres de suas intenções;
  • Ficar atento nos cruzamentos para respeitar as preferências do local;
  • Não acelerar para passar no sinal amarelo e, se possível, parar.

Se o condutor respeitar a legislação que assegura a preferência aos mais frágeis no trânsito, é possível poupar muitas vidas e, além disso, evitar os sinistros.

“Conexão DNIT”

No material do Programa Conexão DNIT, o professor encontra planos de aula prontos para aplicação em sala de aula. Nele, por exemplo, há dicas, explicações das atividades de forma transversalizada, exercícios de fixação, entre outros. O programa oferece material sobre trânsito incluindo ciclistas e pedestres para todas as séries do Ensino Fundamental.

Confira em: https://servicos.dnit.gov.br/conexao

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *