Esquema especial de segurança para diplomação presidencial no TSE
Nesta segunda (12), área central da capital terá policiamento reforçado e mudanças pontuais no trânsito; orientação é que motoristas evitem a região
Em reforço à segurança durante a cerimônia de diplomação dos eleitos para a Presidência e Vice-Presidência da República, solenidade marcada para a segunda-feira (12), às 14h, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP) elaborou um Protocolo de Operações Integradas (POI) que contempla diversas ações conjuntas pactuadas entre órgãos locais e federais para a diplomação presidencial.
O planejamento prevê, além de policiamento intenso, atuação de equipes de atendimentos de emergência, maior efetivo nas delegacias responsáveis pela região central de Brasília e ações de trânsito nas principais vias de acesso ao TSE.
Toda a movimentação será acompanhada pelas forças de segurança do DF, por meio de imagens e informações enviadas ao Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob).
Cidade da Segurança
Para maior celeridade aos atendimentos de ocorrências e na prestação de serviços durante o evento, será montada uma da Cidade da Segurança, ao lado do TSE. A estrutura dará apoio aos agentes durante a operação. As forças de segurança terão base no local.
“Colocaremos em prática o planejamento prévio e integrado para maior segurança durante a diplomação, evento formal que antecede a posse presidencial, em 1º de janeiro”, informa o secretário de Segurança Pública, Júlio Danilo. “Teremos ações de segurança traçadas especialmente para este dia e, claro, com base em eventos do tipo já coordenados pela Segurança Pública do DF. Acontecerá a monitoração da movimentação, em tempo real, com apoio de equipes de inteligência em campo, para ajustes assim como atuação mais rápida, se necessário”.
Reforço do policiamento
Haverá reforço de policiamento em toda região pela Polícia Militar do DF (PMDF). Unidades especializadas da corporação, como as tropas de choque, cavalaria, operações aéreas, policiamento com cães e operações especiais, estarão no local para apoio. Além desse reforço, o local contará com segurança própria, feita pela Polícia Judicial.
O Departamento de Trânsito do DF (Detran) atuará no controle bem como organização do fluxo nas proximidades do tribunal. Haverá o fechamento das vias nas imediações do TSE e proteção do local por gradis. A reabertura para trânsito de veículos será feita após o término do evento e avaliação das autoridades de segurança pública.
Orientação
De acordo com o comandante do Policiamento de Trânsito da PMDF, coronel Edvã Sousa, o objetivo é garantir a segurança de todos os que estarão presentes no ato. Além disso, garantir fluidez ao trânsito. Mesmo se tratando de um evento fechado, vale o alerta do gestor com relação à circulação na área:
“Orientamos que a população evite a região”.
As concentração das ocorrências policiais acontecerá na 5ª Delegacia de Polícia, responsável pela área. Haverá reforço no contingente da delegacia, além de policiais que estarão de prontidão para eventuais acionamentos. Equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) estarão em diferentes pontos nas proximidades do TSE. Além disso, viaturas para pronto atendimento a emergências pré-hospitalares, incêndio e salvamento, o posto de comando do CBMDF também estará na Cidade da Segurança.
Órgãos locais assim como federais que participam da operação estarão estruturados para atuar em caso de possíveis manifestações. Ou seja, há dois espaços separados por grades destinados a diferentes públicos na lateral do TSE.
As informações são da Agência de Brasília