Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

14 de julho de 2024

Falta de manutenção triplica o risco de acidentes, diz pesquisa


Por Mariana Czerwonka Publicado 14/05/2015 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 22h51
Ouvir: 00:00

Manutenção do veículoA verificação periódica de alguns itens do veículo resulta numa condução mais econômica e principalmente mais segura.  É o que aponta pesquisa realizada pelo aplicativo espanhol Confortauto. Segundo o estudo, a falta de manutenção aumenta em três vezes a possibilidade do veículo se envolver em acidente. Além disso, o consumo de combustível pode aumentar em 30% devido à má manutenção.

“Para garantir a segurança do condutor ou do piloto e dos passageiros, é necessário manter o veículo em perfeito estado de conservação e funcionamento” explica Celso Alves Mariano, especialista e diretor da Tecnodata Educacional, empresa que comercializa sistemas de educação para o trânsito.

Existem dezenas de problemas que um veículo pode apresentar e, que dependem de um diagnóstico correto para depois serem solucionados. “Os veículos modernos são mais complexos e exigem mão de obra especializada”, afirma Mariano.

Porém, há algumas atitudes que estão nas mãos do proprietário do veículo. “É preciso ficar atento a sinais de desgaste e de falhas, além disso, verificar no manual as indicações de trocas das principais peças”, diz o especialista.

Com relação a isso, a pesquisa diz ainda que 47% dos cidadãos não revisam os freios, 62% não revisam os amortecedores e outros 47% não verificam o nível de óleo do motor. “Quem dirige o veículo desempenha um importante papel nesse sentido, podendo evitar graves acidentes causados por defeitos mecânicos”, conclui Mariano.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *