Freios: saiba o que é preciso para garantir a segurança do seu carro
O ideal é fazer manutenção preventiva, mas existem alguns sinais que o motorista deve estar atento.
Novembro é um mês com vários feriados. E nesse momento muitas pessoas decidem viajar, seja com amigos ou família, principalmente de carro. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o Dia de Finados, 2 de novembro, e o da República, no dia 15, são uns dos mais conhecidos por movimentar as rodovias de todo o Brasil. Por isso, agentes de segurança recomendam atenção com o carro, principalmente com os freios.
As manutenções precisam sempre estar em dia, mas antes de pegar estrada é fundamental fazer uma revisão para garantir que tudo esteja dentro dos conformes para não passar raiva e não colocar a segurança dos passageiros em risco. Nesse sentido, um dos componentes mais importantes é o freio.
Tipos de freios
Antes de dar continuidade, é preciso explicar que existem diferentes tipos de freios, sendo aquele que é a disco, freios a tambor e outros modelos que contam com sistema ABS (Anti-lock Braking System).
O primeiro modelo citado é formado por um disco de metal que é colocado no cubo da roda. Além disso, há a presença de duas pastilhas de freio, de cerâmica ou metal, que pressionam o disco para que o atrito seja criado. Assim, a roda para de girar.
O ABS, por sua vez, representa um avanço na tecnologia e na segurança. Desde 2014, todos os modelos novos passaram a ter, de forma obrigatória, esse sistema. Ele garante que as rodas não travem por completo enquanto o motorista freia. Isso gera um controle maior na direção.
Abaixo estão alguns componentes que fazem parte de um freio:
- Pastilhas.
- Disco de freio.
- Pinça de freio.
- Pistão.
- Servo de freio.
- Cilindro mestre.
- Fluido ou óleo de freio.
Como saber se os freios do carro estão desgastados?
São tantas peças e líquidos que fazem parte de um sistema de freio. Por isso é fundamental que o motorista esteja atento a sinais que podem aparecer se algo não estiver dentro dos conformes.
O pedal pode estar duro ou suave demais, então ele precisa sempre estar em equilíbrio. Também não pode estar trepidando. Além disso, um sinal muito comum é o fato de barulhos estranhos surgirem quando o freio for acionado. Em alguns modelos mais novos, sinais podem ser emitidos no painel ou na central do controle de bordo.
Então, se qualquer desses sinais aparecerem, procure imediatamente uma oficina mecânica. Mas, o ideal é fazer manutenções preventivas. Como novembro também é época de black friday, algumas promoções podem ser realizadas. Fique atento!