05 de fevereiro de 2026

Governo de SP realiza consulta pública ao 1º Plano de Segurança Viária do Estado

PSV-SP tem o objetivo de cortar as mortes pela metade em apenas cinco anos e seguir consolidando as políticas de segurança viária até 2035.


Por Agência de Notícias Publicado 03/10/2025 às 18h00
Ouvir: 00:00
Comnsulta pública SP
Diferencial é colocar a segurança viária como prioridade de governo em escala estadual, algo inédito no Brasil com essa profundidade e abrangência. Foto: Agência SP

Está no ar desde o dia 18 de setembro a consulta pública ao Plano de Segurança Viária do Estado de São Paulo (PSV-SP). O Governo de São Paulo aproveitou a Semana Nacional do Trânsito (SNT) para apresentar à população paulista seu primeiro planejamento de longo prazo para reduzir a violência do trânsito. Alinhado à meta comum da Organização das Nações Unidas (ONU) e do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans) de diminuir em 50% os óbitos em vias urbanas e rodovias, o PSV-SP tem o objetivo de cortar as mortes pela metade em apenas cinco anos e seguir consolidando as políticas de segurança viária até 2035. O impacto esperado é expressivo: até 2030, o PSV-SP pode salvar 19.000 vidas.  

O PSV-SP fica em consulta pública até 19 de outubro. Para participar, há um formulário eletrônico, disponível no site do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran-SP). No mesmo endereço onde está abrigada a versão preliminar do plano, elaborada de modo colaborativo por diferentes atores e especialistas a partir de dados e estatísticas do estado e seus 645 municípios. Nas cerca de 80 páginas do documento  que está na internet, há a apresentação de diagnósticos, diretrizes, metas e ações. O objetivo é orientar a atuação do governo estadual e apoiar as cidades na gestão do trânsito. 

O diferencial do PSV-SP é colocar a segurança viária como prioridade de governo em escala estadual, algo inédito no Brasil com essa profundidade e abrangência.

O plano conecta as metas nacionais à realidade dos municípios, criando uma rede estadual de apoio técnico e institucional. Assim, o estado não apenas promove suas próprias ações, mas também fomenta a elaboração de estratégias locais e fortalece a segurança viária como tema central de política pública, alinhado às melhores práticas internacionais. 


Também acontecerão duas audiências públicas: uma presencial, em 7 de outubro, na sede do Detran-SP, e outra virtual, em 9 de outubro. As contribuições enviadas pela sociedade até 19 de outubro serão analisadas pelos grupos de trabalho que consolidarão a versão final do plano, prevista para novembro. 

As informações são da Agência SP

Agência de Notícias

Conteúdo enviado por Agências de Notícias especializadas que distribuem gratuitamente material específico aos grandes sites.

1 comentário

  • Arsenio Raimundo do Nascimento
    03/10/2025 às 21:33

    Basta adotar o plano viário que impede ultrapassagens colocado em prática na capital Helsinque da Finlândia, com estreitamento das vias.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *