Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

13 de julho de 2024

Motos: projeto Faixa Azul tem próximas etapas definidas

A Prefeitura identificou que 80% dos motociclistas que circulam nessas vias utilizam-se da Faixa Azul e que nenhuma morte foi registrada nos trechos em que a sinalização foi implementada.


Por Pauline Machado Publicado 17/06/2023 às 13h30
Ouvir: 00:00

Implementada no início de 2022, o projeto Faixa Azul para motos ganhou no início deste mês mais uma etapa de extensão para a sinalização na capital paulista. A próxima etapa é ligar a cidade entre a Praça de Bagatele até a 23 de maio. Outras expansões incluirão Avenida Faria Lima, Avenida Sumaré, Senador Prestes Maia, Senador Queiroz e Avenida Tiradentes.

Resultados

Desde sua implantação, a iniciativa vem atendendo às expectativas da Secretaria Municipal de Trânsito, cujos resultados são entregues por meio de relatórios trimestrais sobre a ação para a Secretaria Nacional de Trânsito – Senatran.

De acordo com o órgão, dentre tais informações, a Prefeitura identificou que 80% dos motociclistas que circulam nessas vias utilizam-se da Faixa Azul e que nenhuma morte foi registrada nos trechos em que a sinalização foi implementada.

A perspectiva é que haja a implementação da Faixa Azul para motos em toda a cidade de São Paulo. No entanto, para que aconteça a regulamentação definitiva da proposta, é preciso aprovação do Senatran e Contran. “A experiência da Faixa Azul está sendo muito positiva. Na verdade, a Faixa Azul nada mais é que uma sinalização onde se consegue conscientizar assim como mostrar aos motoristas e motociclistas o ponto onde eles podem e devem trafegar, respeitando os outros modais”, afirmou o secretário Municipal de Mobilidade e Trânsito de São Paulo, Celso Gonçalves Barbosa.

Outros benefícios

A Secretaria de Trânsito da Capital acrescentou outros proveitos do uso da Faixa Azul nas vias com movimento intenso. Conforme o órgão, um deles é que leva os motoristas a terem maior atenção antes de realizarem ultrapassagens e mudanças de direção.

Outra vantagem atende diretamente os próprios motociclistas, ou seja, eles passam a ter maior visibilidade com relação às decisões dos motoristas. Isso ocorre sem precisar dividir espaço com eles de forma desorganizada, servindo como uma pacificação entre motoristas de veículos e motociclistas.

O Projeto inicial

A prefeitura de São Paulo criou o projeto pensando em reduzir a disputa entre motos e carros por espaços em que o motociclista já se habituou a utilizar. Dessa forma, promovendo, segundo a secretaria de trânsito, harmonia para o motorista adotar mais atenção no trânsito.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *