Perito derruba mitos sobre causas de acidentes de trânsito
Com uma palestra leve e curiosa, o especialista em Perícia de Trânsito Rodrigo Kleinubing derrubou mitos sobre acidentes de trânsito que fazem parte do discurso de muitos estudiosos e órgãos brasileiros.
Dentre os mitos em destaque estão: “99% dos acidentes são causados pelos motoristas”, “O certo é colocar os dois pneus novos na frente e os de meia vida na parte traseira do veículo”, “Quando o veículo sai da pista significa que o motorista dormiu ao volante”, “Se melhorar as condições de tráfego vão ocorrer mais acidentes”, “Os atropelamentos são sempre causados pelos motoristas”.
Kleinubing explicou que esses mitos são histórias inverídicas e por isso uma explicação correta deve chegar ao público. “Não se pode culpar os motoristas por todos os acidentes que acontecem no mundo, porque existem problemas diversos que podem ser causados por más condições das vias, falta de manutenção de veículos, etc, o controle não está apenas com o condutor. Quanto à colocação de pneus, o correto é deixar os novos na parte traseira por funcionar melhor na hora da frenagem. Quem pode provar que o motorista dormiu ao volante ao perder o controle do veículo? Ele não poderia apenas ter se distraído? Quanto melhor as condições das vias, melhor o tráfego. Portanto, essa história de que em boas vias ocorrem muitos acidentes não é verdade”, salientou.
Para o palestrante é preocupante trabalhar apenas para reduzir o número de acidentes de trânsito. “É preciso diminuir o número de mortes. E só vamos conseguir isso quando reunirmos esforços, engenharia e educação”.
Com informações da Assessoria de Imprensa