Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

24 de julho de 2024

UFPR distribui cartilha para prevenção de acidentes de trânsito com crianças


Por Mariana Czerwonka Publicado 31/05/2019 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 22h03
Ouvir: 00:00
Crianças no trânsitoFoto: Divulgação.

A morte de crianças vítimas do trânsito brasileiro é extremamente preocupante, visto sua alta prevalência entre as causas de morte por fatores externos. Apenas em 2017, segundo os dados oficiais do Ministério da Saúde, na faixa etária entre 0 e 14 anos, foram 697 mortes nas vias brasileiras. A maioria era ocupante de veículo e em segundo lugar estão aqueles que foram vítimas de atropelamentos.

Por esse motivo, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) lançou uma cartilha destinada aos pais com o objetivo de comunicar os cuidados adequados que devem ser tomados com as crianças no trânsito, seja como pedestres, passageiros de veículos ou ciclistas. A autoria é de Alessandra Sant´Anna Bianchi e Letícia Carol Gonçalves Weis.

A cartilha propõe divulgar, através de uma linguagem acessível para o público alvo, resultados de diversos estudos desenvolvidos na linha de pesquisa Psicologia do trânsito do Programa de Mestrado em Psicologia e nas experiências com as crianças adquiridas ao longo dos 10 anos do projeto Ciranda do Trânsito, ambos da UFPR.

“São escassos, ou até inexistentes, os materiais que apresentem o conteúdo de segurança para crianças no trânsito com uma linguagem clara e que possa incluir grande parte da população, além disso, que seja de ampla e fácil distribuição, como o material apresentado”, explica Alessandra Sant´Anna Bianchi, uma das responsáveis pelo projeto.

Este material foi desenvolvido como atividade da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia de 2018 e teve patrocínio do Conselho Regional de Psicologia (CRP-PR) e apoio do Departamento Estadual de Trânsito do Paraná (Detran/PR) e de várias secretarias municipais de saúde.

As cartilhas já foram distribuídas em maternidades de diversos municípios do estado Paraná e em postos de saúde quando as gestantes comparecem para acompanhamento pré-natal.
Projeto Ciranda

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é obrigatória a inserção da educação de trânsito dentro da sala de aula, desde a Educação Infantil até o Ensino Superior. No entanto, na prática ainda são poucos os recursos para instrumentalizar o corpo docente e discente das escolas.

Por esse motivo foi criado o Projeto Ciranda no Trânsito, que é um projeto de extensão universitária que visa promover, entre crianças de educação infantil e primeiro ciclo do ensino básico, o desenvolvimento de conceitos fundamentais a todos os cidadãos, sobre segurança e saúde no trânsito.

A UFPR, através do curso de Psicologia, vai até as escolas e realiza atividades com crianças de até 10 anos abordando temáticas como: a importância de cada um no trânsito, comportamento de pedestres, ciclistas e passageiros de automóveis.

Para consulta e download, basta clicar aqui.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *