Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

23 de julho de 2024

Parada e estacionamento: as placas da família R-6 não podem deixar dúvidas


Por Tecnodata Educacional Publicado 15/05/2019 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 22h03
Ouvir: 00:00
Quantas vezes as pessoas se confundem com as placas que permitem ou proíbem parada e estacionamento? É normal, afinal, sequer há uma sequência lógica no código de identificação destas placas. A sequência deveria ser do A para o C, de acordo com os extremos da permissão e da proibição, mas não. Os legisladores – ou seus auxiliares técnicos – distribuíram os códigos R6-a, b e c, segundo algum critério misterioso.

O que temos então são códigos que, deveriam mesmo ficar limitados ao uso de engenheiros e operadores das empresas de sinalização.

Como os DETRANs insistem em apresentar códigos das placas em suas provas, sobra para os instrutores de trânsito difícil tarefa de explicar aos candidatos à primeira habilitação seus códigos, estampas e significados.
Aqui apresentamos um vídeo que vai ajudar os estudiosos de trânsito a entenderem, de forma clara, quando é permito estacionar, quando é proibido estacionar mas é permitido paradas para embarque e desembarque, e quando nada disso é permitido.
Boas aulas!

Receba as mais lidas da semana por e-mail

8 comentários

  • Mario
    03/05/2023 às 09:18

    Olá bom dia, tenho uma dúvida sobre a Placa proíbido estacionar: R6-a
    Parei na Vaga do Carro Forte em frente ao banco para minha mãe idosa (82anos) poder retirar a pensão mensal. Este processo não leva mais de 10 minutos. Durante todo tempo eu continuei dentro do carro ao volante, mesmo assim a câmera de trânsito municipal entendeu que estava errado e recebi uma Multa por Estacionar em Local proíbido. Fui ao CIRETRAN conversar com o Diretor, este teimou que a Placa R6-a significa somente parada por no máximo 1 minuto para desembarque ou embarque de pessoas.

    Obs: na placa não tem nenhuma observação; somente a Placa R6-a

    Grato por uma respostas com esclarecimentos

    • Mariana Czerwonka
      04/05/2023 às 10:09

      Mario

      Sim, realmente. A placa R-6a permite a parada para embarque/desembarque de pessoas, se o veículo permaneceu por tempo superior ao necessário apenas para o embarque ou desembarque do passageiro é caracterizado como estacionamento. E, nesse caso, o veículo pode ser autuado.

      Equipe Portal

    • Flávia camargi
      24/05/2024 às 09:05

      Tem uma placa da r6a em frente a uma casa noturna próx ao meu estabelecimento nela diz exceto embarque e desembarque e embaixo está escrito das 18:00 às 22:00 posso estacionar então fora desse horário?

  • FLÁVIO
    25/06/2023 às 18:59

    Num quarteirão com cerca de 100m de comprimento, há uma placa de proibido estacionar após 50m do início do quarteirão. Eu sou proibido de estacionar em todo quarteirão? Só depois da placa?
    Minha dúvida seria a seguinte: se eu nem passei pela placa qual a minha obrigação de procurar por uma placa LÁ NA FRENTE? Meio contra senso que eu deva estacionar, andar um quarteirão todo a pé pra procurar por uma placa que talvez nem existe. Obrigado

    • Mariana Czerwonka
      27/06/2023 às 15:44

      Flávio

      De acordo com a norma em vigor, o sinal R-6a tem validade ao longo da face de quadra ou do trecho sinalizado, antes e após a placa que contém o sinal.

      Equipe Portal

      • Raphael Lemes de oliveira
        27/02/2024 às 13:31

        Doutora, acredito que a senhora esteja equivocada. Essa proibição, se refere a 30 metros antes da placa e 30 metros após a mesma.

        • Mariana Czerwonka
          27/02/2024 às 14:01

          Raphael

          O Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito diz exatamente isso:

          “O sinal R-6a tem validade ao longo da face de quadra ou do trecho sinalizado, antes e após a placa que contém o sinal”.

          Equipe Portal

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *