Semana da Mulher: carreta cor de rosa marca a contratação da primeira dupla de motoristas mulheres pela FSJ Logística
Em um passado não tão distante era praticamente impossível imaginar uma mulher dirigindo ônibus ou táxis, que dirá caminhões.
Em um passado não tão distante era praticamente impossível imaginar uma mulher dirigindo ônibus ou táxis, que dirá caminhões. No entanto, hoje em dia, Gildenia Cabral Gusmão Lima e Giaconda Cabral Gusmão de Lima, de 42 e 41 anos, respectivamente, são a primeira dupla contratada pela transportadora FSJ Logística para atuar na função de motoristas, que seguindo o modelo já habitual da transportadora, se revezam na direção. Essa é mais uma história de superação de desafios na Semana da Mulher.
A dupla trabalha na FSJ Logística que desde 2015 atua com foco nas grandes transferências (Middle mile) de cargas do e-commerce. Elas são responsáveis por pilotar um cavalo mecânico, nas diferentes rotas atendidas pela empresa no Brasil.
A FSJ já contava com motoristas mulheres no quadro de colaboradores, que atuam com seus respectivos maridos e formam casais nas estradas.
“Com essa iniciativa, queremos destacar que as mulheres possuem totais condições de se tornarem motoristas de caminhão e de exercerem a profissão da mesma forma, e com igual competência que os homens. Nosso plano é aumentar, gradativamente, o número de mulheres em nossa equipe de motoristas”, afirma o diretor de operações da FSJ Logística, Rafael Jacobsen.
Segurança durante a rota de circulação
Especializada nas grandes transferências intermunicipais e interestaduais do middle mile do e-commerce, a FSJ inseriu o caminhão rosa e a dupla de motoristas no fluxo das 5,4 mil viagens por mês que a empresa realiza. Dessa forma, transportando aproximadamente 82 mil toneladas em pacotes para os principais players do comércio eletrônico e embarcadores do Brasil.
A empresa destaca ainda que opera com mais de 100 carretas blindadas, que também serão disponibilizadas para condução das novas motoristas da companhia. “As blindagens são elétricas. Além disso, as carretas equipadas com fechaduras que só abrem via satélite e quando os veículos se encontram dentro do raio do Centro de Distribuição dos destinatários. Envia-se senhas randômicas de abertura a apenas um operador designado em cada um dos clientes da transportadora”, finaliza Jacobsen.