Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

21 de fevereiro de 2024

SEST SENAT lança unidade móvel de treinamento para motoristas de ônibus e caminhões


Por Pauline Machado Publicado 15/11/2022 às 16h30
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O objetivo da parceria é unir as técnicas de direção segura e defensiva para aperfeiçoar o treinamento de motoristas de ônibus e caminhões.

Uma parceria entre o Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte – SEST SENAT e a Mercedes-Benz do Brasil, traz ao mercado um simulador de direção que contribuirá para o aprimoramento e a especialização dos motoristas de ônibus e caminhões.

O novo recurso que permitirá que a tecnologia do simulador seja levada a empresas de transporte, parceiros e locais de concentração de motoristas, ampliando o serviço que já é disponível em mais de 140 unidades operacionais do SEST SENAT, está  sendo apresentada na Fenatran 2022 durante os dias 7 a 11 de novembro, em São Paulo.

Qualificação profissional e a segurança nas estradas

De acordo com Nicole Goulart, diretora executiva nacional do SEST SENAT, o objetivo da parceria é unir as técnicas de direção segura e defensiva. Para tanto, ela explica que durante a fase de imersão no simulador, o participante é submetido a situações de riscos previsíveis e imprevisíveis, que acontecem no dia a dia nas estradas. “Em uma sessão teórica, há o reforço de conceitos de segurança. Dessa forma, fazendo uma correlação com os pacotes tecnológicos de segurança ativa e passiva embarcados nos veículos da Mercedes-Benz. Isso permite a demonstração dos benefícios de cada recurso quando se opera da forma correta, mitigando os riscos apontados no exercício prático”, ilustra.

Ainda segundo a diretora, o ônibus com o simulador proporcionará aos motoristas um treinamento completo, com apoio de um instrutor.

“O simulador de direção do SEST SENAT é uma tecnologia de ponta a serviço da qualificação profissional para o transporte. A prática no equipamento faz parte do treinamento de motoristas de cargas e de passageiros. Além disso, proporciona aos alunos a experiência de enfrentar desafios reais da profissão”, reforça.

Nicole, destaca ainda que a iniciativa da capacitação profissional itinerante por meio do simulador em um ônibus é também resultado dos estudos de um grupo multifuncional de colaboradores da Mercedes-Benz do Brasil focado em inovação disruptiva e em novos negócios.

Experiências práticas

Ela explica que o simulador reproduz a experiência de se dirigir vários tipos de caminhões e de ônibus. Assim como permite que cada aluno vivencie diversas situações do dia a dia que possam ocorrer no trânsito. Uma delas, por exemplo, é dirigir em condições meteorológicas adversas, também sob tráfego intenso e com perigos na vias.

Além da instalação do simulador, o ônibus da Mercedes-Benz ganhou também uma ambientação interna com postos do motorista, do instrutor e do observador. Esta é uma sala na qual os alunos acompanham, por meio de uma TV, as simulações de outros participantes. Ela pode receber até seis pessoas por vez. “Desse modo, é possível testar assim como adequar as reações do condutor. Além do aumento da segurança no trânsito e nas estradas, dentre os resultados obtidos com a capacitação simulada, incluem-se também a redução do consumo de combustível. Além disso, a diminuição dos gastos com manutenção e a redução dos custos operacionais do transporte”, acrescenta e finaliza.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *