Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

21 de junho de 2024

Uber lança nova funcionalidade de segurança para melhorar a experiência do usuário

Visando melhorar a experiência do usuário, a Uber lança um novo recurso para facilitar as configurações de segurança.


Por Assessoria de Imprensa Publicado 31/05/2024 às 18h00
Ouvir: 00:00
Uber segurança
A tecnologia da Uber começa a ficar disponível para todos os dispositivos e pode ser uma opção de segurança, principalmente, para viagens noturnas ou em momentos de lazer. Foto: GaudiLab para Depositphotos

A Uber defende que todos tenham o direito de ir e vir da maneira que quiserem e em um ambiente seguro. Em linha com esse propósito e visando melhorar a experiência do usuário, um novo recurso chega para facilitar as configurações de segurança. Com o Preferências de Segurança, é possível ajustar uma combinação de ferramentas de maneira personalizada e programá-las para ativação de acordo com a necessidade. 

Seja de manhã, tarde ou noite, as tecnologias desenvolvidas pela plataforma buscam prevenir situações indesejadas. A partir desta semana, as funções de compartilhamento de localização, confirmação da viagem por código, checagem de parada e gravação de áudio podem ser ativadas previamente. 

A tecnologia começa a ficar disponível para todos os dispositivos e pode ser uma opção, principalmente, para viagens noturnas ou em momentos de lazer.

O novo recurso permite ativar as configurações de segurança automaticamente entre 21h e 5h, a menos de 50m de bares ou aos fins de semana (sexta a domingo). É possível também solicitar a ativação para todas as viagens. 

“Nossas ferramentas de segurança estão disponíveis para todas e todos a qualquer hora do dia. Mas sabemos que, especialmente no período noturno, ao se deslocar após consumir bebida alcoólica, por exemplo, fatores externos podem nos distrair. Para essas ocasiões, o ‘Preferências de Segurança’ adiciona uma camada extra e personalizada para maior tranquilidade durante as viagens”, explica Mariana Esteves, gerente de produto do Centro de Desenvolvimento Tecnológico da Uber instalado em São Paulo.

A Uber também conta com outras inúmeras ferramentas que atuam antes, durante e depois das viagens para torná-las cada vez mais seguras.

Configurando o Preferências de Segurança

Para acessar:

  • No aplicativo da Uber, toque em “Conta”, “Configurações” e “Preferências de Segurança”;
  • Também é possível acessar o recurso enquanto estiver em viagens com a plataforma, tocando no escudo azul do aplicativo e em “Configurações”.

Para configurar:

  • Selecione as opções que deseja incluir no conjunto de ferramentas do Preferências de Segurança:
    • U-Ajuda: identifica paradas inesperadas ou longas. Se houver a detecção de um evento desse tipo, o próprio sistema pode iniciar automaticamente uma checagem ao enviar uma mensagem para o motorista parceiro e o usuário direcionando-os às ferramentas de segurança do aplicativo.
    • U-Código: senha de quatro dígitos, que o app cria para cada viagem, que deve se dizer ao motorista para que ele consiga iniciar a viagem no aplicativo. Assim, haverá confirmação que os dois estão na viagem correta.
    • U-Áudio: motoristas parceiros e usuários podem utilizar o próprio aplicativo para gravar o áudio da viagem. É possível enviar o conteúdo para a Uber de forma criptografada e, em caso de necessidade, é possível utilizar para investigações ou compartilhar com autoridades, na forma da lei.
    • U-Acompanha: tanto motoristas parceiros quanto usuários podem compartilhar a viagem em tempo real com quem desejarem. Aciona-se a ferramenta por meio da Central de Segurança, identificada por um escudo sobre o mapa da viagem no aplicativo. Além disso,  os usuários também podem cadastrar Contatos de Confiança para compartilhamento automático durante cada viagem.
  • Selecione sua preferência de agendamento. Aqui é possível programar a ativação das ferramentas selecionadas em todas as viagens, apenas em momentos específicos ou apenas manualmente. Na opção “Algumas viagens”, o usuário pode optar por:
    • Tarde da noite – entre 21h e 5h;
    • Bar e restaurante – a menos de 50m de bares; 
    • Fins de semana – de sexta a domingo.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *