Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

18 de julho de 2024

5 itens que você deve analisar antes de trocar de carro

O momento de mudar de veículo pode gerar muitas dúvidas, não é mesmo? Para te ajudar com este desafio, falaremos neste texto sobre os itens que você deve analisar antes de trocar de carro.


Por Agência de Conteúdo Publicado 05/03/2023 às 13h30
Ouvir: 00:00

Pretende comprar outro automóvel? Algumas dúvidas podem surgir no meio do caminho sobre se você está tomando a decisão certa. Por isso, é importante ter uma estratégia correta para não sair em desvantagem no negócio. Se este é o seu caso, vamos listar os itens que você deve analisar antes de trocar de carro.

De acordo com um estudo realizado pela OLX, mais de 70% das pessoas que responderam o questionário disseram que pretendiam trocar de carro, no máximo, em 12 meses. Mas neste momento muitos detalhes são essenciais para serem avaliados, indo muito além de apenas escolher o modelo e a cor. Afinal, o veículo deverá atender todas as suas necessidades.

Não adianta apenas pensar nele como um bem material, pois sabemos o quão estressante pode ser lidar com o trânsito em grandes cidades. Sendo assim, escolher um modelo que seja compatível com você e agrade a todos vai trazer mais vantagens.

Mas não é somente o seu gosto pessoal que conta. Por este motivo, listamos os itens que você deve analisar antes de trocar de carro.

Conheça os itens que você deve analisar antes de trocar de carro

Antes mesmo de começar com os pontos principais para te auxiliar neste momento, é importante pontuar que uma das primeiras coisas que você deve avaliar é sobre o seguro do carro.

Se possível, tente fazer uma cotação para entender quanto ficaria a nova apólice, por exemplo. Desta forma, você vai conseguir ter uma noção de quanto vai precisar investir, além do valor da diferença da troca do carro.

Saiba sobre os itens que você deve analisar antes de trocar de carro:

Rever as despesas  

E por falar em pagar a diferença. Outro passo que também precisa ser dado antes de trocar de carro é uma revisão das despesas que você tem hoje.

Tente colocar todos os gastos em uma planilha, por exemplo, para conseguir visualizar melhor qual é o valor das parcelas que você consegue se comprometer mensalmente. Por isso, mesmo que o carro que você gostaria de comprar esteja à disposição, o importante é ele caber no seu orçamento.

Fique de olho na revisão  

Outro item que você deve analisar antes de trocar de carro é sobre o check-up porque, desta forma, você não perderá dinheiro na hora do veículo passar por uma avaliação, já que ele pode ser desvalorizado.

Com esta atitude, você consegue mostrar que o veículo é bem cuidado e está em dia com todas as manutenções, inclusive, as preventivas.

Com esta atitude, o vendedor, que se baseia na tabela Fipe, pode oferecer um preço melhor pelo seu carro.

Faça pesquisas  

Após escolher o modelo que você deseja comprar, é importante ter uma noção de quanto realmente custa o veículo.

Desta forma, você já terá ideia se o preço cobrado na loja realmente é o valor que automóvel vale em tabela.

É essencial que você visite mais de uma loja mesmo que a sua aquisição seja de um veículo seminovo. Assim, a escolha e a visibilidade de que está fazendo um bom negócio pode ficar mais claro.

Não deixe de avaliar o combustível  

Combustível não é uma coisa muito barata, concorda? Por isso, é importante fazer esta análise. Veja quanto o carro que você quer comprar gasta, mais ou menos, por quilômetro rodado.

Assim, você terá uma noção, principalmente, se você usará muito o veículo se vale a pena a troca.

Financiamento  

Se após rever as suas contas, como citamos no primeiro item, você entender que consegue se comprometer com um valor de parcela sem atrapalhar o seu orçamento de contas fixas, é o momento de pensar no financiamento. Claro, se você não tiver o valor para pagar à vista a diferença no momento da troca de carro, esta é a melhor opção, principalmente, porque você fugirá da taxa de juros cobrada pelos bancos.

De acordo com recomendações, o ideal é que você dê uma entrada de, no mínimo, 30% do valor total do veículo.

Porém, é importante prestar bastante atenção qual será este valor porque pode ter algumas tarifas que você pode não estar contando como, por exemplo, IOF, taxas, serviço de despachante, dentre outros. Tudo que for despesa do carro poderá entrar nestas parcelas do financiamento, em alguns casos.

Na sua opinião, qual destes itens que você deve analisar antes de trocar de carro é o mais importante? Aproveite para compartilhar com a gente qual é o veículo que você gostaria de comprar.

Fonte: https://blog.fras-le.com/manual-completo-trocar-de-carro/

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *