Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

04 de dezembro de 2024

Álcool ou gasolina: qual combustível compensa mais no seu estado?

Para definir qual combustível compensa mais a conta considera o preço e o rendimento de cada um. Veja estado por estado.


Por Thabita Yuri Publicado 09/08/2024 às 15h00 Atualizado 13/08/2024 às 09h36
Ouvir: 00:00
qual combustível compensa
Para saber qual o combustível que compensa é preciso fazer algumas contas. Foto: billiondigital para Depositphotos

Com o aumento do valor dos combustíveis, você já parou para pensar qual a opção vale mais a pena no seu estado? Seguindo a base dos preços médios nos pontos registrados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) a gasolina está mais vantajosa em 18 estados, enquanto o álcool vale mais a pena em 8 estados e no Distrito Federal.

Essa conta considera o preço e o rendimento de cada combustível. Em geral o etanol é mais vantajoso quando está custando até 70% do preço da gasolina, o detalhe é que o preço médio subiu 10% nos pontos do país desde o início do ano. O ambiente mais favorável para a gasolina em alguns estados se justifica pela alta no preço do etanol vendido pelo produtor à distribuidora, o que eleva o custo do combustível nos postos.

O fim da política de paridade de importação (PPI) na Petrobras completou um ano em maio. Essa medida foi responsável pelos preços da gasolina, diesel e gás de cozinha mais altos da história do Brasil em 2022. Em maio, a estatal decretou o fim do PPI e anunciou uma nova estratégia comercial, que leva em conta o preço mínimo que a Petrobras considera vender e o preço máximo que o cliente se dispõe a pagar.

O cálculo para conferir qual combustível vale a pena de acordo com os preços exatos, trabalha da seguinte forma: com o preço do álcool, divide-se o valor por 0,70 (ou seja, 70%) e no caso da gasolina, multiplica-se o preço por 0,70. Essa conta se baseia no poder calorífico dos combustíveis, que significa a quantidade de energia existente na molécula de cada um deles, de acordo com o professor Marcelo Alves, do Departamento de Engenharia Mecânica da Poli/USP.

“O poder calorífico significa, portanto, o quanto você consegue extrair de energia por massa de combustível. Ou seja, por unidade de massa de combustível”, diz.

Ele esclarece ainda que pode haver uma diferença para cara tipo de veículo, segundo seu próprio sistema de injeção de combustível, é interessante o motorista analisar uma média para o seu carro.

Abaixo você pode visualizar a tabela de valores segundo o cálculo matemático do professor:

Tabela parte 1
Tabela parte 2
Tabela parte 3

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *