Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

04 de março de 2024

Bem-estar: conheça algumas dicas para higienização interna do veículo

Como é possível fazer a higienização interna do carro sem que se torne uma tarefa demorada? Veja a resposta!


Por Pauline Machado Publicado 13/12/2023 às 15h00
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Higienização interna do veículo
Manter a higienização do veículo, tanto interna quanto externa, é uma forma de valorizá-lo. Foto: Vera_Petrunina para Depositphotos

Manter o carro limpo no dia a dia pode não ser muito fácil, mas, a limpeza em si, pode ser mais simples do que muitas pessoas esperam. E não estamos falando da lavagem externa, mas, sim, sobre a higienização interna, que é indispensável para manter o conforto durante o trajeto, evitando que odores ou excesso de poeira incomodem os passageiros.

Sem falar que manter o veículo limpo é uma questão de saúde e bem-estar, pois onde há acúmulo de sujeiras, existe acúmulo de microorganismos que causam doenças.

Além disso, manter seu carro limpo por dentro e por fora, é, também, uma forma de valorizá-lo, afinal, quanto mais bem conservado ele estiver, maior será o preço de venda na hora que quiser ou precisar vendê-lo.

Mas, afinal, como é possível fazer a higienização interna do carro sem que se torne uma tarefa demorada?

O primeiro passo é separar o que você vai precisar para a higienização interna do veículo:

  • balde ou borrifador com água;
  • detergente neutro e desinfetante;
  • limpa-vidros;
  • uma esponja macia;
  • panos limpos;
  • aspirador de pó.

Agora, mão na massa!

Aspirador de pó

Crie o hábito de aspirar o interior do carro com frequência, para retirar os eventuais restos de comida, poeiras, pelos de animais e restos de papel ou embalagens.

Para isso, tenha um aspirador de pó portátil, específico para limpeza de carros, ou até mesmo utilize um aparelho doméstico. O importante é se certificar de alcançar todos os cantinhos do interior, como debaixo dos bancos, nos porta-trecos, no teto e em frestas.

Essa é uma prática relativamente rápida, sobretudo se você não deixar acumular sujeira, logo, procure repeti-la semanalmente ou a cada 15 dias, ou no máximo uma vez por mês.

Teto e estofados

Agora é hora de usar a água com detergente e desinfetante para limpar o teto e os estofados. Para tanto, o recomendado é usar o borrifador ou umedeça um pano limpo, em um balde ou bacia.

Passe o pano úmido pelo teto do carro, pelas colunas das portas e, depois, pelos bancos. Você não precisa utilizar nenhum produto específico para isso: detergente neutro e desinfetante são o suficiente e não vão danificar o seu veículo. Inclusive, se seus bancos são de couro, é indicado usar apenas o detergente neutro, para não correr risco de manchar esse material mais sensível. Além disso, é recomendado hidratar o couro, uma vez ao ano.

Por fim, caso o teto ou o estofado sejam molhados, você deve usar um pano seco para secá-los.

Vidros do carro

Embora muito importante, essa etapa é, muitas vezes, ignorada. Além de limpá-los por fora, na lavagem externa, você precisa fazer o mesmo por dentro, a fim de garantir a visibilidade.

Para isso, borrife algum produto limpa-vidros disponível no mercado, espalhe-o pela superfície e finalize com um pano úmido, para retirar o excesso. O ideal é fazer isso uma vez por semana ou sempre que você perceber alguma sujeira atrapalhando a visão. Lembre-se que segurança vem em primeiro lugar.

Painel e console

Para fazer a limpeza do painel e do console, você deve ter ainda mais cuidado para não usar água demais, pois são áreas que concentram muitos componentes eletrônicos, e que podem ser danificados, se forem molhados. Então, aqui, use somente um pano úmido, com água e detergente neutro.

Aproveite e limpe, da mesma forma, as portas, puxadores e porta-objetos. Se achar necessário, você pode desinfetar as partes mais tocadas — como as maçanetas — com o desinfetante, passando o pano úmido em seguida.

Tapetes e chão do carro

Para finalizar, e não menos importantes do que as etapas acima, é fundamental  limpar o chão do carro.

Você deve retirar os tapetes e lavá-los com água e sabão. Deixe secar.

Enquanto isso, você  pode limpar o carpete que fica sobre eles. Passe aspirador por todo o carpete e, também, um pano levemente úmido.

Vale destacar a importância de deixar o carro parado, com as portas e janelas abertas para que os estofados e revestimentos sequem por completo.

Prontinho! Agora você já tem em mãos um passo a passo para a higienização interna do veículo, garantindo o conforto, segurança e bem-estar para você e demais passageiros!

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *