08 de novembro de 2025

Brasileiro inventa “brake light” para capacete de motociclista


Por Mariana Czerwonka Publicado 14/04/2014 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 16h52
Ouvir: 00:00

Capacete de motociclista com brake light

O sinal da lanterna para o “brake light” do capacete é transmitido por um sistema sem fio alimentado por uma bateria recarregável cuja carga dura aproximadamente 15 horas

Criado por brasileiro, o “brake light” para capacete promete aumentar a segurança de motociclistas, principalmente à noite. Batizado de Light for Life, o equipamento repete os sinais do farol do veículo, como seta e luz de freio. “O aparelho é compatível com cerca de 80% dos capacetes e é preso com fita dupla face”, informa João Souza, que diz ter investido quase R$ 1 milhão na ideia do sócio.

O empresário conta ter apresentado o produto para o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), que descartou a possibilidade de torná-lo obrigatório por conta do preço relativamente alto. Segundo o fabricante, o equipamento está chegando às lojas por cerca de R$ 300.

O sinal da lanterna para o “brake light” do capacete é transmitido por um sistema sem fio alimentado por uma bateria recarregável cuja carga dura aproximadamente 15 horas. A empresa conta que ainda não realizou estudos para comprovar a real eficácia do produto.

Fonte: Correio

Mariana Czerwonka

Meu nome é Mariana, sou formada em jornalismo pela Universidade Tuiuti do Paraná e especialista em Comunicação Empresarial, pela PUC/PR. Desde que comecei a trabalhar, me envolvi com o trânsito, mais especificamente com Educação de Trânsito. Não tem prazer maior no mundo do que trabalhar por um propósito. Posso dizer com orgulho que tenho um grande objetivo: ajudar a salvar vidas! Esse é o meu trabalho. Hoje me sinto um pouco especialista em trânsito, pois já são 11 anos acompanhando diariamente as notícias, as leis, resoluções, e as polêmicas sobre o tema. Sou responsável pelo Portal do Trânsito, um ambiente verdadeiramente integrador de informações, atividades, produtos e serviços na área de trânsito.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *