07 de dezembro de 2025

Ciclista também tem regras no trânsito; confira


Por Mariana Czerwonka Publicado 12/10/2013 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 23h27
Ouvir: 00:00

Regras para ciclistasBicicleta é veículo e ciclista também comete infração de trânsito

Com mais de 10 mil pessoas cadastradas, o projeto Salvador Vai de Bike tem o propósito de mudar alguns hábitos dos soteropolitanos e desafogar o trânsito inchado da capital baiana. Contudo, é preciso estar atento à normas de trânsito com relação à utilização das magrelas. De acordo com o código nacional de trânsito, bicicleta é veículo e por isso o ciclista também pode cometer infrações e estar sujeito a multas.

Confira abaixo as regras de trânsito para ciclistas:

– A bicicleta é considerada pelo Código Nacional de Trânsito um veículo de passageiros movido a propulsão humana . Tem prioridade sobre carros e motos, mas também deve zelar pelos pedestres, dando sempre a preferência.

– Nos casos em que a via não possui ciclofaixa, ou ciclovia, a bicicleta deve trafegar pelo acostamento.

– Em vias que não possuam ciclofaixa ou acostamento, as bicicletas devem trafegar nas laterais da pista e no mesmo sentido dos carros.

– Ciclista que transita montado na bicicleta pelo passeio não só pode ser multado, como ainda pode ter a bicicleta apreendida. A infração é considerada de grau médio.

– Desmontado e empurrando a bicicleta, o ciclista tem os mesmos direitos e deveres que um pedestre. É só nessa posição que o ciclista pode atravessar a faixa de pedestres ou transitar no passeio.

– Toda bike deve ter os seguintes equipamentos para trafegar com segurança: campainha, sinalização noturna (dianteira, traseira, lateral e nos pedais) e espelho retrovisor do lado esquerdo.

– As regras para bicicletas não se aplicam só em vias urbanas. O ciclista deve ter todo o equipamento e respeitar o sentido dos carros mesmo em vias rurais.

Fonte: IBahia

Mariana Czerwonka

Meu nome é Mariana, sou formada em jornalismo pela Universidade Tuiuti do Paraná e especialista em Comunicação Empresarial, pela PUC/PR. Desde que comecei a trabalhar, me envolvi com o trânsito, mais especificamente com Educação de Trânsito. Não tem prazer maior no mundo do que trabalhar por um propósito. Posso dizer com orgulho que tenho um grande objetivo: ajudar a salvar vidas! Esse é o meu trabalho. Hoje me sinto um pouco especialista em trânsito, pois já são 11 anos acompanhando diariamente as notícias, as leis, resoluções, e as polêmicas sobre o tema. Sou responsável pelo Portal do Trânsito, um ambiente verdadeiramente integrador de informações, atividades, produtos e serviços na área de trânsito.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *