Compensa trocar de carro no fim do ano ou é melhor esperar?
A dúvida sobre qual a melhor época para comprar carro esbarra em fatores financeiros, por exemplo, o IPVA.
O mercado automotivo registrou alta na produção de veículos novos, considerando o terceiro trimestre de 2022. O crescimento foi de 34%, em comparação ao mesmo período no ano anterior. O brasileiro também mostra intenção de compra de carros novos. Mas, e aí, compensa trocar de carro no fim de ano ou é melhor esperar?
Os dados acima foram coletados em uma pesquisa projetada pela OLX. No mesmo levantamento, percebeu-se que há a vontade de trocar de carro, seja para trabalhar, estudar ou viajar. Porém, mesmo diante da estabilidade dos preços, a tendência é buscar por carros usados.
Ainda assim, configura-se uma intenção em trocar de carro. Porém, a dúvida sobre qual a melhor época do ano para isso persiste, uma vez que, a depender do mês, o novo dono do veículo pode arcar com despesas um tanto quanto elevadas, em especial, o IPVA.
Compensa trocar de carro no fim de ano? Ou é melhor esperar?
A virada do ano chega e, com ela, uma série de promessas e resoluções, como trocar de carro. Mas, será que o fim de ano e os primeiros meses do seguinte são uma época boa para adquirir um novo veículo?
As dúvidas sobre essa transição ser o melhor momento para comprar um novo carro esbarram nas despesas. Além da compra de material escolar para quem tem filhos, IPTU, matrículas, entre outras, vem o temido IPVA.
O Imposto sobre Propriedade do Veículo é enviado pelas autoridades estaduais no primeiro mês do ano. O cálculo do imposto é feito conforme o valor venal do veículo disposto na tabela FIPE e varia entre 1,5% e 4%.
Para se livrar dos custos com o imposto, muitos proprietários e proprietárias vendem seus carros antes do vencimento. Assim, o pagamento fica por conta da revendedora. Daí, para lançar esses carros no mercado, as lojas fazem promoções interessantes no segundo semestre, do tipo “IPVA ZERO”.
Como muita gente opta por comprar carro financiado, fica um pouco mais pesado arcar com os custos das parcelas e, ainda, do imposto. Por isso, esse tipo de campanha acaba sendo bastante atrativa.
Por outro lado, as montadoras fazem descontos importantes no início do ano para queimar os estoques, uma vez que podem ser lançados novos modelos daquele mesmo veículo. Então, mesmo que tenha que pagar pelo IPVA, acaba economizando no próprio valor do carro.
Qual a melhor época para trocar de carro?
A resposta sobre se compensa trocar de carro no fim de ano ou se é melhor esperar, como vimos, vai depender das condições de venda. Mas, dá para fazer uma análise, ainda que bem superficial, a respeito da melhor época para trocar de carro.
Fim e início de ano
Ainda que haja a questão do IPVA, costuma ser uma boa época para trocar de carro porque há a troca de estoques por parte das concessionárias, como mencionamos. A estratégia tem como objetivo esvaziar as lojas com modelos dos anos anteriores para a chegada dos novos.
E, sabendo das despesas comuns nas famílias brasileiras, pode ser que haja, também, facilidade nas condições de pagamento. Por exemplo, isenção de taxas para emplacamento, entrada facilitada, juros mais baixos, entre outras.
Fim de mês
Apesar de muita gente torcer o nariz para o fim de mês, uma vez que o salário sempre acaba antes dele, pode ser uma boa época para trocar de carro. Os vendedores precisam bater meta de venda, então, fica mais fácil oferecer propostas, além de receber descontos.
Como trocar de carro e obter vantagens
Vimos, diante do que falamos até aqui, que tanto compensa trocar de carro no fim de ano quanto esperar. Isso vai depender das suas condições financeiras do momento, bem como aquelas oferecidas pelas concessionárias.
Por isso, a dica é pesquisar valores, tanto para a venda do seu veículo quanto do que pretende comprar. Vale, também, analisar as vantagens oferecidas pelas concessionárias, como:
- isenção do IPVA
- acessórios grátis
- descontos na entrada
- juros mais baixos no parcelamento
Com as propostas em mãos, sempre negocie dentro das suas possibilidades, de tal forma a não se apertar lá na frente. Afinal, você terá outros custos com o carro, por exemplo, o seguro auto, necessário para a sua proteção e tranquilidade.
Por fim, analise as vantagens de todas as formas de pagamento, desde à vista até a quantidade de parcelas do financiamento. Assim, mais do que saber se compensa trocar de carro no fim de ano, você terá vantagens reais no negócio.
Por Jeniffer Elaina