Detran-PB adere ao sistema de venda digital de veículos da Senatran
A nova funcionalidade na CDT vai inovar e simplificar o processo de compra e venda de veículos na Paraíba.
O Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB) disponibilizou um novo serviço, no início desse mês, visando facilitar a vida dos condutores na venda de veículos. Trata-se da Venda Digital de Veículos, que vai permitir a compra e venda de veículos, por meio do aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT), criado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Inicialmente as transferências com uso da CDT serão para veículos registrados na base do Detran Paraíba.
A nova funcionalidade na CDT vai inovar e simplificar o processo de compra e venda de veículos na Paraíba, tornando as transações mais ágeis e acessíveis para todos.
“A partir de agora, os cidadãos poderão realizar as transações de veículos de forma online, evitando a necessidade de deslocamento a cartórios, bastando a realização de vistoria no Detran ou em empresa credenciada, e posterior abertura de processo de transferência, o que representa uma grande comodidade para eles”, explicou o superintendente do Detran-PB, Isaías Gualberto.
O que é a venda digital de veículos e como funciona na PB
É um serviço da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Ele consiste na venda online de veículos por meio digital a partir do aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT). A nova funcionalidade permite que a realização da transferência de veículos ocorra sem a necessidade de reconhecer firma. Dessa forma, possibilitando que a comunicação de venda do veículo aconteça usando apenas o aplicativo.
Após a assinatura da autorização de transferência de propriedade pelo aplicativo, o comprador precisará ir ao Detran ou a uma empresa credenciada para fazer a vistoria. E, depois disso, realizar a transferência do veículo em alguma das unidades do órgão no Estado. Para isso, tanto comprador quanto vendedor devem baixar o aplicativo CDT, criar uma conta e confirmar a identidade. Após a instalação, o vendedor inicia a transferência via aplicativo. Assim, fornecendo detalhes do veículo e o CPF do comprador, que receberá notificação sobre a transação. A garantia da segurança acontece por uma assinatura eletrônica “gov.br”.
Com a confirmação de ambas as partes, o aplicativo envia os dados para a Senatran, que processa a autorização para transferência do veículo (ATPV-e). Vale lembrar que para usar o benefício, a emissão do documento do veículo precisa ser a partir de 4 de janeiro de 2021. Nesta data houve a substituição do antigo Documento Único de Transferência (DUT) pela versão digital (ATPV-e).