Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

13 de julho de 2024

Empréstimo: Veículo em Garantia ganha força no mercado e é alternativa para crédito mais barato

O atual cenário de alta de juros e inadimplência segue dificultando a tomada de crédito do consumidor.


Por Pauline Machado Publicado 03/07/2023 às 15h00
Ouvir: 00:00

Dados de uma pesquisa realizada recentemente pelo Serasa Experian identificou que a busca por crédito por parte dos brasileiros registrou queda de 3,5% em janeiro no comparativo com o mesmo período de 2022. Tais números ressaltam que o atual cenário de alta de juros e inadimplência segue dificultando a tomada de crédito do consumidor. Por isso, torna-se fundamental que os consumidores conheçam todas as modalidades de empréstimos disponíveis no mercado. Assim como, quais oferecem as melhores condições na tomada de crédito, como por exemplo o Empréstimo com Veículo em Garantia – EVG. Esta vem ganhando destaque por oferecer taxas de juros menores com maior rapidez na liberação para o consumidor. 

Taxa de juros e novas oportunidades

Para se ter um parâmetro entre os percentuais das taxas de juros aplicadas no mercado, um levantamento realizado pelo Banco Central apontou que a taxa média de juros do EVG é de 32,92% ao ano, enquanto os juros do cartão de crédito (rotativo) chegam a 411% ao ano, a do cheque especial a 132% ao ano e do crédito pessoal a 84% ao ano. 

O banco BV, instituição brasileira especializada no segmento, analisou que as taxas de crescimento do EVG dobraram nos últimos dois anos com a perspectiva de crescer ainda mais. “Esse mercado tem potencial de ser muito maior. Pesquisas apontam que mais de 50% dos consumidores brasileiros aceitariam dar o carro como garantia para baratear o custo de crédito”, ressalta o diretor de Varejo do banco BV, Flávio Suchek, que complementou.

“Os benefícios deste tipo de empréstimo, alinhados com as parcerias que estamos fechando e os serviços que estamos incluindo no pacote de linhas de crédito, nos projeta para uma ampliação de mais de 50% no mercado”, garante.

Proveitos

Em suma, por oferecer o veículo como garantia de pagamento da dívida do empréstimo, a modalidade traz mais segurança ao contrato. Além disso, permite algumas vantagens como:

  • um tempo de crédito maior;
  • contratação simplificada eliminando a necessidade de avaliações de crédito complexas;

não ter a necessidade de ser usada para um fim específico como acontece no financiamento de imóveis ou crédito empresarial.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *