Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de julho de 2024

Entenda o que é laudo cautelar e qual a sua importância na hora de comprar um veículo usado

Não são raros os casos de consumidores vítimas de golpes durante transações de compra e venda de veículos, o que pode, inclusive, trazer prejuízos financeiros, na hora de comprar um veículo seminovo ou usado.


Por Pauline Machado Publicado 23/01/2024 às 15h00
Ouvir: 00:00
laudo cautelar
É importante realizar um laudo cautelar antes de comprar veículo usado. Foto: Wavebreakmedia para Depositphotos

Não são raros os casos de consumidores vítimas de golpes durante transações de compra e venda de veículos, o que pode, inclusive, trazer prejuízos financeiros na hora de comprar um veículo seminovo ou usado. Por isso, a análise completa do veículo pré-compra tornou-se mais que importante, trata-se de uma etapa crucial para garantir uma transação segura e prevenir contratempos futuros.

Diante desta realidade, Luca Cafici, CEO da InstaCarro – plataforma dedicada conectar pessoas interessadas em comprar carros de lojistas, reforça a importância da realização de um laudo cautelar. “Essa prática tornou-se essencial para os consumidores que buscam adquirir um veículo usado com tranquilidade e segurança. Através deste documento, os vendedores asseguram que seus veículos estão em bom estado, evitando fraudes, prejuízos e até mesmo acidentes. Ao optar por um laudo completo, com fotos de especialistas, é possível conseguir melhores propostas pelo carro”, informa o executivo.

Veja, então, as dicas da InstaCarro listou para os consumidores que estão preocupados com a procedência, condição mecânica e segurança do automóvel.

Documentação

Antes de examinar o carro fisicamente, é importante realizar a revisão pré-compra, cujo primeiro passo deve ser a verificação minuciosa da documentação, incluindo o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). É muito importante saber o histórico, a procedência do veículo. A análise desses documentos permite identificar informações cruciais, como número do chassi, motor, marca e modelo, evitando possíveis divergências e problemas futuros.

Mecânica e segurança

O segundo passo é analisar detalhadamente os níveis de óleo, líquido do arrefecimento, correias e a detecção de possíveis vazamentos. O objetivo é evitar surpresas desagradáveis e identificar potenciais despesas futuras relacionadas à manutenção.

A segurança do veículo também é um ponto fundamental. Verificar sua estabilidade, a condição dos amortecedores, molas, buchas e bandejas de suspensão é crucial para garantir a dirigibilidade segura do veículo.

Elétrica, eletrônica e estética

Devido aos avanços tecnológicos cada vez mais presentes nos veículos, também é preciso observar os sistemas elétricos e eletrônicos, incluindo faróis, setas, lanternas, ar-condicionado e central multimídia, a fim de assegurar que todos os componentes estejam em pleno funcionamento.

Pensando também na estética do veículo, verificar as condições de uso dos  bancos, também se deve sinalizar no laudo se existe presença de arranhões e sinais de repintura, prezando garantir uma avaliação abrangente do automóvel.

Test Drive

Por fim, após verificar a parte visual e mecânica, chega a hora de dirigir o carro. Nesse sentido, o motorista realiza uma avaliação do desempenho do veículo e consegue identificar quaisquer ruídos incomuns. “Na InstaCarro, prezamos por capacitar os consumidores a tomarem decisões informadas e conscientes ao adquirir um veículo usado. Dessa forma, contribuindo para um mercado mais seguro e transparente. O serviço de laudo pré-compra que realizamos avalia todos estes itens. Assim, podemos garantir ao cliente um veículo sem possíveis armadilhas, garantindo uma experiência de compra mais tranquila e confiável”, finaliza Luca.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *