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07 de fevereiro de 2025

Estudo aponta as ocorrências mais comuns nas rodovias do estado de São Paulo

A ocorrência mais comum nas rodovias de São Paulo, com mais de 347,5 mil chamadas, é o socorro mecânico.


Por Pauline Machado Publicado 27/12/2022 às 18h00
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Um levantamento realizado tendo como base os dados do Centro de Controle de Informações (CCI), da Artesp – Agência de Transporte do Estado de São Paulo, entre janeiro e novembro de 2022, identificou que 725,8 mil ocorrências aconteceram nas rodovias do Estado.

As mais recorrentes

A ocorrência mais comum nas rodovias de São Paulo, com mais de 347,5 mil chamadas, é o socorro mecânico, aquele que inclui a pane elétrica e a pane seca, quando acaba o combustível no tanque.

Em segundo lugar, o estudo aponta o guinchamento de veículos, com 316,1 mil chamados. Já em terceiro, os atendimentos médicos pré-hospitalares, com mais de 62 mil ocorrências.

Como evitá-las

A fim de evitar transtornos e ocorrências de emergência nas estradas, o  superintendente do Centro de Controle de Informações (CCI), Rudyard Paiva, apontou algumas orientações.

“Para pegar a estrada com segurança e tranquilidade, orientamos os motoristas a realizarem o planejamento de sua viagem, verificando pneus, freios, combustível e o funcionamento do sistema elétrico do carro. É importante checar, também, os itens de segurança obrigatórios como triângulo e estepe. Antes de viajar é essencial ter um boa noite de sono, lembrar que crianças e animais não devem ficar soltos no veículo e, por último, opte pelos horários com menor fluxo nas rodovias”, pontua Paiva.

Logística de atendimento

De acordo com o CCI, os serviços disponibilizados pelas concessionárias de rodovias são gratuitos para atender os sinistros que envolvam motoristas e passageiros. Eles podem ser acessados a qualquer hora do dia ou da noite em que haja uma emergência durante o percurso.

Além disso, há monitoramento contínuo de toda a malha, com objetivo de garantir a segurança de todos que trafegam diariamente pelas diversas rodovias.

O superintendente do Centro de Controle de Informações ressalta ainda que quem recebe todas as solicitações dos usuários são os Centros de Controle Operacional (CCO) das concessionárias. A partir de cada demanda, direcionam o recurso necessário – que pode ser uma viatura de apoio, ambulância, caminhão-pipa, viatura de captura de animais ou caminhão-guincho. “Na malha viária estadual concedida, os usuários têm todo o apoio necessário. Seja numa emergência médica, socorro mecânico ou outro serviço”, acrescenta e finaliza Rudyard Paiva.

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