Mercado de veículos usados bate recorde no Brasil em 2024
Com mais de 10 milhões de carros seminovos vendidos no Brasil neste ano, a expectativa do setor é que o ano encerre com cerca de 15 milhões de unidades comercializadas.
A alta dos preços dos carros novos tem gerado um movimento importante no mercado automobilístico: o incremento na venda dos carros usados. Desde janeiro de 2024, já se observava um aumento expressivo nas vendas dos usados, ultrapassando a expressiva marca de um milhão de unidades vendidas no mês de abril.
Motivos que contribuem com a procura pelos usados
Somente este primeiro quadrimestre foi responsável por um crescimento 10% maior do que o mesmo período do ano passado. O fim de um incentivo governamental que apoiava a aquisição de carros novos a preços mais populares, que se deu em 2023, foi um dos motivos para que os usados ganhassem mais tração entre as pessoas que buscam adquirir um veículo a um preço mais acessível.
Outra razão é puramente econômica. O crédito mais difícil por conta dos juros altos e o carro novo mais básico custando cerca de R$ 70 mil têm afastado os compradores, que enxergam no carro usado ou seminovo uma boa alternativa. O seguro mais barato e o financiamento com parcelas menores também são bons motivos para optar pelos usados.
Os números seguem muito expressivos e causam otimismo
Os números atuais, que a Federação dos Revendedores de Veículos Usados, a Fenauto, disponibilizou indicam que houve a comercialização de mais de 10 milhões de unidades de carros usados e seminovos até agosto deste ano, mês em que aconteceu a venda de quase 1,5 milhão de unidades. A cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais, foi a que teve mais veículos comercializados, com quase 350 mil vendidos no ano.
Quando comparadas, a venda de usados é quatro vezes maior que a de carros novos. Até julho, houve a venda de cerca de 2,6 milhões de veículos zero-quilômetro no país. O presidente da Fenauto, Enilson Sales, apresenta otimismo: “[…] continuamos acreditando na manutenção desse movimento positivo até o final do ano, com a expectativa de fecharmos 2024 com algo em torno de 15,5 milhões de unidades comercializadas”.
A venda de usados aquece vários ramos da economia nacional
A venda de usados é igualmente boa para a economia, pois muitas lojas possuem bastante deles em “estoque”. É boa também para o mercado de autopeças, uma vez que os usados acabam precisando de uma atenção maior para seus conjuntos mecânicos. Afinal, cerca de um terço dos veículos vendidos têm mais de 13 anos de uso. As oficinas mecânicas também se beneficiam dessa onda positiva.
Os modelos mais vendidos estão quase todos fora de linha
No top 5 dos modelos mais vendidos, três são modelos da italiana Fiat e dois são modelos da alemã Volkswagen. O mais vendido é o VW Gol, que em julho vendeu quase o dobro das unidades do segundo colocado, o Fiat Uno. Este é seguido de perto pelo Fiat Palio, e fecham o ranking a Fiat Strada e a VW Saveiro, respectivamente. Quase todos estão fora de linha.
Quem deseja adquirir o seu pode procurar por feiras de seminovos na própria cidade. Esses feirões reúnem várias lojas, e as condições costumam ser muito facilitadas. Além disso, é uma ótima forma de conferir o carro in loco e comparar as ofertas. Um evento recente de carros seminovos em Salvador, inclusive, bateu o recorde de financiamento no Brasil, com mais de R$ 7 milhões em créditos aprovados.