14 de fevereiro de 2026

Novidade: Curitiba terá ciclovia que produz energia solar


Por Mariana Czerwonka Publicado 16/08/2016 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 22h34
Ouvir: 00:00
Ciclovia energia solarCiclovia em Amsterdã, na Holanda.

Você já pensou trafegar por uma ciclovia que produz energia limpa? Pois é, para os curitibanos essa será uma realidade até 2017. A Prefeitura da capital paranaense firmou um acordo com a empresa Soundpower Corporation e com a Agência de Cooperação Internacional do Japão para tirar a ideia do papel.

A princípio, o projeto piloto será lançado em Curitiba no segundo semestre de 2017. Essa é uma experiência que está se espalhando por várias cidades do mundo. Como as ciclovias ficam expostas, o tempo todo, ao sol, o objetivo é aproveitar a situação para produzir energia.

Segurança no trânsito

Para aperfeiçoar ainda mais o sistema, a ciclovia curitibana terá sensores capazes de entender a dinâmica do trânsito da cidade e contribuir, também, para a logística da sinalização da cidade e para a segurança.

Mariana Czerwonka

Meu nome é Mariana, sou formada em jornalismo pela Universidade Tuiuti do Paraná e especialista em Comunicação Empresarial, pela PUC/PR. Desde que comecei a trabalhar, me envolvi com o trânsito, mais especificamente com Educação de Trânsito. Não tem prazer maior no mundo do que trabalhar por um propósito. Posso dizer com orgulho que tenho um grande objetivo: ajudar a salvar vidas! Esse é o meu trabalho. Hoje me sinto um pouco especialista em trânsito, pois já são 11 anos acompanhando diariamente as notícias, as leis, resoluções, e as polêmicas sobre o tema. Sou responsável pelo Portal do Trânsito, um ambiente verdadeiramente integrador de informações, atividades, produtos e serviços na área de trânsito.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *