Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

02 de março de 2024

Tinta retrorreflexiva pode deixar a bicicleta mais segura


Por Mariana Czerwonka Publicado 21/03/2015 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 22h54
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Bicicleta retrorreflexividadeUma loja de bicicletas em Cambridge, nos Estados Unidos, começou a oferecer aos seus clientes, uma pintura retrorreflexiva para bicicletas, com o objetivo de deixar os ciclistas mais seguros. A fundadora da empresa, Emily Thibodeau, se juntou com uma companhia industrial chamada Halo Coatings que patenteou a única forma de tinta em pó autorreflexiva, boa principalmente para uso em rodovias e outras infraestruturas.

O fenômeno óptico conhecido como retrorreflexão desempenha um papel importante para a segurança no trânsito, mas poucos realmente entendem, na prática, como isso funciona.

De uma maneira simples: quando a luz é refletida em superfícies normais, como um carro, por exemplo, ela espalha em todas as direções. Quando incidem sobre materiais retrorrefletores, não. Eles refletem a luz de volta diretamente para sua fonte, sem espalhá-la, o que os torna brilhantes quando você está perto dessa fonte de luz.

No caso dos ciclistas, esse fenômeno auxilia muito o usuário a ser visto, principalmente à noite.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *