Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Moovit é escolhido o aplicativo de mobilidade oficial de Maceió


Por Assessoria de Imprensa Publicado 22/05/2021 às 16h40 Atualizado 08/11/2022 às 21h28
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Capital do Alagoas já conta com informações em tempo real sobre ônibus em parceria com o alicativo de mobilidade mais usado no mundo.

Foto aplicativo de mobilidadeImagem da tela do Moovit em Maceió. Foto: Edvan Ferreira/Secom Maceió.

O Moovit, app de mobilidade usado por quase 1 bilhão de pessoas, foi escolhido por Maceió para ser o aplicativo oficial da cidade. A Prefeitura de Maceió, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), e o Sindicato das Empresas de Transporte Urbano (Sinturb) formalizaram parceria para oferecer a maceioenses e turistas as informações mais atualizadas sobre mobilidade urbana na cidade. Assim, sem custos para o poder público e para os usuários.

Com base no maior banco de dados sobre transporte público do mundo, o Moovit apresenta informações sempre atualizadas sobre as duas linhas do VLT e as 127 linhas de ônibus e seus 2298 pontos em Maceió.

Um dos diferenciais do aplicativo é mostrar em tempo real quanto falta para que os ônibus cheguem aos pontos, simplificando o planejamento dos usuários. Todas essas facilidades já estão disponíveis no aplicativo.

As empresas de transporte também poderão enviar alertas e mensagens direto na tela do celular para os passageiros no caso de alguma alteração no serviço ou comunicação relevante. Ao mesmo tempo, o planejador multimodal de viagens permite criar rotas integrando diferentes linhas, com a possível inclusão de bicicletas e patinetes compartilhadas.

“Estamos pensando na mobilidade do futuro. O Moovit é um aplicativo muito mais preciso do que outras ferramentas que eram disponibilizadas para Maceió, e nós apostamos muito em termos informações precisas para melhorar a qualidade do serviço. Está disponível em 45 idiomas, o que beneficia muito o turismo em nossa cidades. Enfim, queremos modernizar cada vez mais nosso sistema de transporte”, afirma o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas.

“Com a chegada do Moovit, os passageiros terão mais uma opção para consultar e tirar dúvidas sobre o sistema de transporte de Maceió. Com a utilização do aplicativo, as pessoas conseguem ficar menos tempo nos pontos, já que saberão que horas o ônibus vai passar. Assim, basta acessar o app antes de sair de casa e se programar de uma forma mais prática. Além disso, ele ainda fornece um ‘roteirizador’, que mostra ao passageiro qual ônibus ele precisa pegar para chegar ao seu destino”, explica Guilherme Borges, presidente do Sinturb.

“A missão do Moovit é simplificar a mobilidade urbana, fazendo os deslocamentos mais eficientes, acessíveis e sustentáveis. Nesse sentido, é um orgulho ser o aplicativo oficial de Maceió. E, também, oferecer todas estas facilidades às pessoas. Deixando a cidade mais conectada”, afirma Pedro Palhares, gerente geral do Moovit no Brasil.

App gratuito

Além de Maceió, o Moovit está presente em 3,4 mil cidades de 112 países. O app é gratuito e está disponível para Android, iOS e na web. Além de planejar viagens, o Moovit oferece um guia completo para todo o deslocamento, incluindo trajetos a pé até as paradas, e alertas sobre onde descer ou trocar de ônibus. Nesse sentido, o aplicativo é completamente acessível para deficientes visuais e pessoas com restrições de locomoção.

As informações disponíveis no Moovit sobre Maceió contam com a colaboração dos Mooviters. Esta é a comunidade global que mapeia, organiza e edita informações sobre transporte, de forma voluntária. Atualmente, são mais de 700 mil Mooviters em todo o mundo. Da mesma forma, as informações sobre ônibus em tempo real são apresentadas graças à parceria do Moovit com a Cittati e Prodata.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *