Notícias

Notícias

Motorista poderá recorrer contra multas pela internet no PR 

Motorista poderá recorrer contra multas pela internet no PR

Multa pela internet

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) informa que já concluiu 80% do novo sistema que vai tornar digital o processo de recurso de multa. Segundo o órgão do governo estadual, o objetivo é diminuir o uso de papéis e dar mais agilidade ao atendimento ao cidadão. A ferramenta também visa auxiliar o julgador e dar acesso aos autos, à pontuação e aos dados do infrator.

De acordo com o diretor-geral do Detran, Marcos Traad, o sistema deve começar a funcionar em junho. “Será um grande avanço e vai facilitar muito a vida do usuário, que poderá consultar a qualquer hora do dia ou da noite o andamento do processo administrativo”, explica ele.

Segundo Traad, será possível verificar a tramitação do recurso na Defesa Prévia, na Junta Administrativa de Recursos de Infrações (Jari) e no Conselho Estadual de Trânsito (Cetran).

“O formato digital pode ser considerado uma revolução no processo de defesa, pois agiliza o atendimento e evita o retrabalho quando há falta de documento no processo. O requerente pode dar entrada ao processo de defesa do auto de infração pela internet e ir até um posto de atendimento do Detran apenas para conferência de documentos.”, adianta Traad.

Economia

O sistema é desenvolvido em parceria com a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná – Celepar. “O formato permitirá a economia de papel porque, desde a origem, o processo poderá ser feito online e despachado em formato digital para os setores que vão dar continuidade à tramitação da defesa protocolada pelo motorista”, explica o coordenador de Gestão da Informação do Detran, Rafael Benvenutti.


Artigos Recomendados Para Você

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *

Trocar a senha

Identifique-se para receber um e-mail com as instruções de nova senha.

[wp_user active='forgot']