Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Motorista poderá recorrer contra multas pela internet no PR


Por Mariana Czerwonka Publicado 29/04/2014 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 23h14
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Multa pela internet

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) informa que já concluiu 80% do novo sistema que vai tornar digital o processo de recurso de multa. Segundo o órgão do governo estadual, o objetivo é diminuir o uso de papéis e dar mais agilidade ao atendimento ao cidadão. A ferramenta também visa auxiliar o julgador e dar acesso aos autos, à pontuação e aos dados do infrator.

De acordo com o diretor-geral do Detran, Marcos Traad, o sistema deve começar a funcionar em junho. “Será um grande avanço e vai facilitar muito a vida do usuário, que poderá consultar a qualquer hora do dia ou da noite o andamento do processo administrativo”, explica ele.

Segundo Traad, será possível verificar a tramitação do recurso na Defesa Prévia, na Junta Administrativa de Recursos de Infrações (Jari) e no Conselho Estadual de Trânsito (Cetran).

“O formato digital pode ser considerado uma revolução no processo de defesa, pois agiliza o atendimento e evita o retrabalho quando há falta de documento no processo. O requerente pode dar entrada ao processo de defesa do auto de infração pela internet e ir até um posto de atendimento do Detran apenas para conferência de documentos.”, adianta Traad.

Economia

O sistema é desenvolvido em parceria com a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná – Celepar. “O formato permitirá a economia de papel porque, desde a origem, o processo poderá ser feito online e despachado em formato digital para os setores que vão dar continuidade à tramitação da defesa protocolada pelo motorista”, explica o coordenador de Gestão da Informação do Detran, Rafael Benvenutti.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *