Trending News

Notícias

Notícias

Motos estão em 3 de cada 4 acidentes de trânsito 

Motos estão em 3 de cada 4 acidentes de trânsito

Motos e acidentesOs acidentes envolvendo motocicletas representaram 75% (256.387) de todas as indenizações pagas pelo seguro obrigatório de veículos (Dpvat), apesar de corresponderem a apenas 27% da frota nacional. Os automóveis, que representam aproximadamente 60% da frota, foram responsáveis por 23% dos valores pagos (67.906).

O Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (Dpvat) pagou, no primeiro semestre deste ano, 340.539 indenizações, o que significa crescimento de 14% comparado a igual período do ano passado.

Do total, foram 259.845 indenizações por invalidez permanente, uma elevação de 21%. O número de mortes caiu 13% em relação aos seis primeiros meses de 2013. A Região Sudeste – que tem o maior número de veículos do Brasil – registrou 37% do total, seguida da Região Nordeste – terceira maior frota – com 29% das indenizações por morte.

O maior número de indenizações (113.996) foi na Região Nordeste, com registros de garantias por morte, invalidez permanente e reembolsos de despesas médicas e hospitalares.

A seguradora que centraliza arrecadação e pagamentos do Dpvat avalia que o aumento no número de pedidos de indenização indica que o brasileiro está conhecendo melhor seus direitos. Mas reconhece que o número de acidentes, especialmente com motocicletas, merece atenção.

Os recursos do Dpvat são recolhidos anualmente dos proprietários de veículos. Do total arrecadado, 45% são repassados ao Ministério da Saúde para custeio do atendimento médico-hospitalar às vítimas de acidentes de trânsito em todo país; 5% vão para o Departamento Nacional de Trânsito aplicar nos programas destinados à educação e prevenção de acidentes de trânsito; e 50% são para o pagamento das indenizações.

Fonte: Monitor Mercantil

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *