Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

13 de julho de 2024

Mudança de categoria: o tempo de PPD já conta


Por Mariana Czerwonka Publicado 09/09/2012 às 03h00 Atualizado 09/11/2022 às 00h07
Ouvir: 00:00

Muitas pessoas têm dúvidas sobre o assunto e o Portal do Trânsito explica como funciona.

Mariana Czerwonka

Para mudar de categoria de habilitação é necessário preencher alguns requisitos. Para habilitar-se na Categoria “C”, por exemplo, aquela que permite ao condutor dirigir tratores, máquinas agrícolas e veículos de carga com mais de 3500 kg de PBT (com ou sem reboque desde que o reboque pese menos que 6000 kg de PBT), é necessário ter pelo menos um ano na Categoria “B”, não ter sido multado por falta grave ou gravíssima, nem ser reincidente em multa por infração média nos últimos 12 meses.

Além disso, deve ser aprovado em exame de aptidão física e mental e realizar curso prático de 15 horas/aula e teste de direção veicular. Uma dúvida de muitos cidadãos é se o tempo da validade da Permissão Para Dirigir (que é de um ano) já conta para a mudança de categoria. “Essa é uma dúvida que tenho e que ninguém consegue esclarecer”, diz Leonardo Dias Gatti, aspirante a CNH de categoria “C”. Segundo a assessoria de imprensa do Detran/PR, o ano de permissão já conta. Isto quer dizer que assim que chegar a CNH definitiva, o condutor já pode requerer a mudança de categoria.

Categorias “D” e “E”

Para requerer a habilitação na Categoria “D”, aquela que permite dirigir veículos de passageiros sem reboque com lotação maior que oito lugares, é necessário ter mais de 21 anos. Além disso, o condutor deve ser habilitado na categoria “C” por pelo menos um ano ou no mínimo, 2 anos na categoria B. O restante do processo é o mesmo que citado anteriormente, ele deverá ser aprovado em exame de aptidão física e mental e realizar curso prático de 15 horas/aula e teste de direção veicular. O condutor não pode ter sido multado por falta grave ou gravíssima, nem ser reincidente em multa por infração média nos últimos 12 meses. Já para requerer a CNH de categoria “E”, que permite dirigir trailers e veículos que rebocam unidades com mais de 6000 Kg de PBT, além de passar por todo processo de mudança de categoria citado acima, e ter mais de 21 anos, é necessário estar habilitado há pelo menos um ano na categoria “C”.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *