Notícias

Notícias

Neve no sul do País? Veja como dirigir nessa situação 

Neve no sul do País? Veja como dirigir nessa situação
Foto: Freeimages.com

Com a possibilidade de neve no sul do País, o Portal do Trânsito separou algumas dicas para orientar os condutores.

Foto: Freeimages.com

A previsão é de muito frio a partir de hoje no sul do País. Segundo os institutos MetSul e Climatempo, uma forte frente fria poderá provocar neve e chuva congelada nos estados da região Sul.

Como o brasileiro não está acostumado a dirigir com essas condições meteorológicas, o Portal do Trânsito separou algumas dicas para orientar os condutores.

Dirigir na neve exige cuidados especiais com o veículo e atenção redobrada do condutor.

“Nessa condição adversa a pista fica muito escorregadia e favorece a perda de controle do veículo. Por esse motivo, aumentam as chances de acidentes”, explica Eliane Pietsak, especialista em trânsito.

O veículo também deve estar em boas condições. “A manutenção preventiva é essencial para que o veículo desempenhe suas funções corretamente e não comprometa a segurança dos ocupantes”, argumenta.

Veja também

Os cuidados essenciais para o carro em dia de geada 

Outra dica importante é em relação aos pneus.

Em locais onde a neve é frequente, existem tipos de pneus adequados para o uso nessa situação e até a indicação do uso de correntes para envolvê-los. O objetivo é evitar derrapadas e perda de tração. Como esse cenário é eventual no Brasil, mesmo em regiões mais frias, a orientação é baixar um pouco a pressão dos pneus para aumentar a aderência ao solo.

Existe um cuidado especial, também, antes de ligar o carro. “Se for necessário, é necessário tirar o excesso de gelo sobre o para-brisa e lataria. O escapamento não pode estar entupido”, diz Pietsak.

Para a especialista, a visibilidade não pode ficar comprometida.

“O condutor deve limpar e desembaçar os vidros. Para uma direção mais segura, é essencial enxergar tudo o que acontece ao redor do veículo”.

Outras recomendações

  • Ao entrar no veículo o condutor deve ligar o ar quente e tirar o casaco mais pesado, pois ele pode atrapalhar os movimentos ao dirigir.
  • Manter a distância do veículo da frente é fundamental nesses casos. Além de diminuir a velocidade para manter o controle e a estabilidade.
  • O uso do farol baixo é recomendado nessa situação.
  • Como a pista fica muito escorregadia é imprescindível evitar freadas bruscas para não derrapar com o veículo.
  • Se tiver condições, evite dirigir nessa situação.


Artigos Recomendados Para Você

Deixe um comentário

Campos obrigatórios *

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Politica de Privacidade.

Trocar a senha

Identifique-se para receber um e-mail com as instruções de nova senha.

[wp_user active='forgot']