Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Novo modelo PIV: é possível escolher o número da placa?


Por Mariana Czerwonka Publicado 20/06/2022 às 11h15 Atualizado 08/11/2022 às 21h08
 Tempo de leitura estimado: 00:00

No Paraná, é possível escolher o número da placa do veículo. No entanto, a informação pode variar de Detran para Detran.

Com as recentes alterações no novo modelo de Placas de Identificação Veicular (PIV) alguns internautas questionam se ainda é possível escolher o número da placa, assim como acontecia no modelo antigo. Por esse motivo, o Portal do Trânsito foi atrás da resposta.

Assim como em muitas outras situações, a informação pode variar de Detran para Detran, pois não há uma indicação nas normativas federais sobre o assunto.


Saiba mais:

O que significam as cores das placas de veículos? Veja as diferenças! 

No Paraná, por exemplo, é possível escolher os caracteres da placa, de acordo com o Departamento Estadual de Trânsito do Paraná (Detran/PR). “No Paraná, existe a reserva de placas apenas para veículos zero km”, explica o órgão.

Ainda conforme o órgão, a disponibilidade das letras e números depende da faixa separada no sistema para a reserva de placas.

“Se a faixa escolhida estiver disponível, o cidadão poderá obtê-la, mediante pagamento. O cidadão, por exemplo, costuma chegar com uma sequência pronta, e nem sempre ela está disponível. No entanto, dentro da faixa liberada, talvez encontre alguma parecida, ou com um ou mais caracteres desejados, isso depende muito”, explica o Detran/PR.

Inclusive o Detran/PR recebeu, no início de março de 2022, a liberação para utilizar a nova subsequência alfanumérica de placas veiculares. A continuação das placas liberadas é de SDP-0A01 à SFO-9J99. Isso equivale a 519.948 unidades que, junto com a quantidade de remanescentes, terão uma duração aproximada de 36 meses, considerando a quantidade de emplacamentos mensais.

A sequência de placas veiculares teve início em 1990 e o Paraná foi o primeiro estado brasileiro a ser contemplado, com a sequência AAA-0001 à BEZ-9999, com duração de 30 anos. Em 2020, o Estado solicitou uma nova subsequência para atender a demanda e foi autorizado a usar a série RHA-0001 à RHZ-9999, de aproximadamente 250 mil placas.

No estado, segundo o Detran/PR, reserva a de placa custa R$ 150,00. O pagamento pela escolha do número da placa, no entanto, não fica para o órgão, é revertido à Provopar que é uma associação civil, sem fins econômicos e lucrativos, com a finalidade de assistência social, educacional, beneficente, cultural, ambiental, saúde e geração de renda.

Caracteres

Conforme a Resolução 780/19 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que estabelece o novo sistema de Placas de Identificação Veicular, o padrão de estampagem é composto de 7 (sete) caracteres alfanuméricos, na sequência LLLNLNN. O caracter “L” refere-se à letra, e o caracter “N” refere-se ao numeral.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *