Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Novo sistema abre e liga o carro sem a chave


Por Talita Inaba Publicado 08/09/2013 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 23h30
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Na busca por facilitar cada vez mais a vida dos motoristas, as montadoras criaram o keyless. Como o nome sugere, significa “sem-chave”. Esse dispositivo foi criado para excluir a necessidade de o motorista tirar a chave do bolso para entrar e até ligar o carro.

Existem dois tipos de keyless. Um é apenas para a abertura de portas, sendo necessária a utilização da chave para ligar o carro. No outro, o condutor não precisa colocar a chave na ignição para dar a partida. Com ela no bolso é possível, através de um botão no painel, acionar o motor. Também existem veículos equipados com os dois tipos.

Esse dispositivo é operado pela transmissão de ondas de rádio. Cada carro e sua respectiva chave têm uma frequência particular para evitar problemas com outros veículos do mesmo modelo. Quando o condutor se aproxima da porta ela se destrava. E ao se afastar trava todas as portas automaticamente, após o sistema detectar a presença da chave.

Em carros equipados com keyless é comum ver o sistema de acionamento do motor através do botão star/stop. Com ele, quando o motorista aciona o botão o carro busca a frequência da chave que está próxima e aciona o motor. Para desligar basta apertar novamente do botão, sair do veículo e quando se distanciar alguns metros (a distância depende da montadora) e o carro trava automaticamente.

Este sistema ainda é pouco utilizado no Brasil devido ao custo, mas já vem em carros mais luxuosos.

Fonte: Terra.com.br

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *