Notícias

Notícias

Número de caminhões aumenta no ABC 

Não é só no trânsito que os caminhões ocupam mais espaço. Também nas estatísticas a frota cresce em maior percentual do que as outras categorias no ABC. Em São Bernardo, o aumento do número de veículos pesados já é dobro do que o de automóveis.

Enquanto a frota de carros e caminhonetes aumentou 5,7% na comparação entre os meses de junho de 2011 e 2012, o total de caminhões e tratores subiu 13,1% na cidade. Cortada por rodovias e sede de montadoras e empresas distribuidoras, São Bernardo tem passado – e presente – ligado aos veículos pesados. “Estamos na rota de escoamento de carga do Estado”, afirmou a prefeitura.

O tráfego de caminhões é intenso em pelo menos 12 avenidas. A movimentação fez a secretaria de Transportes elaborar o Plano Diretor de Cargas e Cargas Perigosa.

O estudo não foi finalizado, mas já apresenta resultado preliminar. “O diagnóstico demonstrou que houve o aumento de tráfego de carga”, admitiu a prefeitura, sem informar números.

A administração apontou dois fatores para o avanço: a inauguração do trecho Sul do Rodoanel e as restrições ao transporte de veículos pesados implementadas pela capital.

O Consórcio Intermunicipal anunciou no ano passado que também regularia o tráfego de caminhões na região. A medida passou por alteração e acabou descartada, sendo levada depois para discussão no âmbito da Região Metropolitana de São Paulo.

Vendas

O governo federal vem desde 2010 reduzindo impostos e facilitando financiamentos para acelerar o volume de vendas de caminhões no Brasil.

Este ano, porém, o mercado entrou em retração. A adoção de nova tecnologia – o Euro 5, de motor menos poluente – fez subir o preço dos modelos em até 15%, o que tem provocado queda na vendas.

Mercedes reduz produção

Instalada em São Bernardo, a Mercedes- Benz, que produz caminhões para o mercado interno e externo, adotou medidas para frear a queda nas vendas e reduzir o estoque. Para evitar demissões, fechou acordo com seus 12 mil empregados, que trabalharão em regime de jornada reduzida e terão salários congelados até 2013. FONTE: Band

Artigos Recomendados Para Você

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *

Curso de Reciclagem CNH Tecnodata