Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

23 de fevereiro de 2024

Número de motoristas que dirigem alcoolizados cresce 140%


Por Talita Inaba Publicado 22/04/2013 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 23h42
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A cada dois dias, três motoristas são multados pelo crime de dirigir alcoolizado no Distrito Federal. A quantidade de autuações cresceu 140% no primeiro trimestre deste ano, em relação ao mesmo período de 2012. Os flagrantes de condutores dirigindo sob efeito de álcool — quando a punição é apenas administrativa — também estão maiores. O aumento chega a 25%. A nova lei seca (veja O que diz a lei), que impôs a tolerância zero, associada à possibilidade de autuação pelo crime de alcoolemia mesmo com a recusa da pessoa em fazer o teste do bafômetro, estão entre as possíveis causas para o aumento dos registros de desrespeito à norma legal.

Os números se referem somente às autuações feitas pelo Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTran) e foram obtidos com exclusividade pelo Correio. Além dos avanços na legislação, o subcomandante do BPTran, major Wagner Freitas, considera que as ações conjuntas com o Batalhão de Polícia Militar Rodoviária (BPRv) impactaram positivamente nos números. “A preocupação do Batalhão de Trânsito não é o quantitativo de autuações referentes à alcoolemia, mas, sim, quantos acidentes de trânsito com ou sem vítima fatal e danos ao patrimônio foram evitados em razão dessa ação preventiva”, destaca.

Fonte: Correio Braziliense

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *