Notícias

Notícias

O Denatran agora é Senatran 

O Denatran agora é Senatran
Foto: Arquivo Tecnodata.

A partir de hoje o órgão máximo executivo do Sistema Nacional de Trânsito passa a ser denominado Senatran.

Foi publicado na semana passada, no Diário Oficial da União, o Decreto Federal nº 10.788/21 que aprovou nova estrutura regimental e o quadro demonstrativo dos cargos de comissão e das funções de confiança do Ministério da Infraestrutura. Conforme o Decreto, a partir de hoje (16) o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) deixa de existir e dá lugar a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).

Isso quer dizer que o órgão máximo executivo do Sistema Nacional de Trânsito passa a ser denominado Senatran.

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, afirmou que o objetivo da mudança é dar maior destaque ao tema trânsito.

“A mudança valoriza o tema dentro do Governo Federal, ao conceder maior autonomia administrativa, preservando mesmas atribuições ao órgão máximo de trânsito da União. Seja como for, o trânsito é um tema de extrema relevância no país, isso mostra o compromisso do Governo Federal em garantir a segurança de todos e diminuir os acidentes e fatalidades, nosso objetivo desde o início da gestão”, destacou o ministro.

Legado

Frederico Carneiro que exercerá, a partir de hoje (16), o cargo de secretário nacional, participou da última Live Portal Convida, na última sexta-feira (10) e esclareceu alguns pontos sobre a mudança.

A participação, na íntegra, você encontra aqui.

Segundo Carneiro, esse será o grande legado do governo.

“Essa alteração traz celeridade nas medidas a serem adotadas pelo órgão que tem como propósito servir à sociedade, ajustar à mudança tecnológica aos novos formatos de gestão e também à Covid-19. Além disso, conseguimos ampliar a estrutura funcional da nova Secretaria Nacional de Trânsito sem implicar aumento de despesa. Em outras palavras, foi um simples remanejamento de cargos e funções dentro do Ministério. Por exemplo, isso possibilitou que a Senatran tenha uma estrutura com três departamentos: Gestão da Política de Trânsito, Segurança e Regulação e Fiscalização. Ou seja, ganhamos condições tanto pela celeridade no processo de tomada de decisão como no reforço da capacidade de atendimento às demandas da sociedade”, explicou.

Conquista

Para Celso Alves Mariano, especialista na área e diretor do Portal do Trânsito que entrevistou o novo secretário, o efeito imediato real é a alegria e a expectativa criada nas pessoas que compõem o SNT – Sistema Nacional de Trânsito, ou que trabalham na área. “Há tempos o SNT não exibia entusiasmo e confiança para cumprir sua missão. É uma grande conquista, sem dúvida: há muito que o SNT merecia uma reestruturação. E, convenhamos, uma injeção de ânimo é sempre bem-vinda”, garante o especialista.

O especialista explica ainda que o Denatran passou por vários Ministérios e esteve subordinado a estruturas e comandos variados.

“Essa alternância dava a impressão – e um certo nível de certeza – de que cuidar do trânsito em nosso país é um incômodo. Ou, ainda, que não tem muita importância. Nesse sentido, a criação da Senatran foi um passo significativo para mudar essa história”, conclui.

Evento lançamento Senatran

A partir das 10h acontecerá o evento comemorativo da criação do SENATRAN. Acompanhe aqui:


Artigos Recomendados Para Você

Deixe um comentário

Campos obrigatórios *

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Politica de Privacidade.

Trocar a senha

Identifique-se para receber um e-mail com as instruções de nova senha.

[wp_user active='forgot']