Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

O papel da comunicação na redução da acidentalidade no trânsito


Por Mariana Czerwonka Publicado 11/09/2015 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 22h45
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Foto: Diego Santos/Estrategia.com

Diretores de grandes redes de comunicação aceitam o desafio de desenvolverem um projeto conjunto para conscientização, em parceria com a Abramet/RS

O XI Congresso sobre Acidentes e Medicina do Tráfego, que iniciou na quinta (10), contou com cerimonia de abertura oficial, na qual foram homenageadas entidades e profissionais.

Na manhã desta sexta-feira (11), o evento iniciou com o painel “O Papel da Mídia na Redução da Acidentalidade no Trânsito, que contou com a participação de representantes dos principais  grupos de comunicação do Estado – RBS, Rede Record, Rede Pampa e SBT.

O presidente do XI Congresso da Abramet, Dr. Juarez Monteiro Molinari foi o moderador do encontro e destacou que a mídia, considerada “o quarto poder” pela sua capacidade de influenciar a opinião pública e moldar comportamentos, tem papel fundamental no esforço conjunto da sociedade e do governo para a redução da violência no trânsito.

Os painelistas Cézar Freitas, diretor de Jornalismo da RBS TV RS, Luiz Cruz, diretor geral do SBT RS, Fábio Behrend, diretor de Jornalismo da Rede Record RS e Gustavo Vitorino, comunicador da Rede Pampa explanaram o trabalho realizado em suas empresas para informar, educar e reduzir os índices de acidentes nas estradas.

Cézar, da RBS TV, trouxe ao público os depoimentos de Elói Zorzetto, editor-chefe do telejornal RBS Notícias e Carla Fachim, repórter da emissora que destacaram sobre o desafio diário de informar sobre as ocorrências e acontecimentos do trânsito. O diretor também comentou sobre as campanhas realizadas sempre com o objetivo de que “a educação é quem transforma”.

Luis Cruz, do SBT, ponderou que a mídia deve também assumir suas responsabilidades de multiplicador, influenciador e persuasão para o trânsito e de alerta para as autoridades e população. “Acidentes de trânsito são uma das maiores de morte prematura do mundo e são necessárias ações que estimulem a mudança de compromisso das pessoas”, comentou.

Fábio Behrend, destacou a forma que Rede Record trabalha nestas questões ligadas ao trânsito e sobre o programa Balanço Geral, carro chefe da emissora, onde o apresentador Alexandre Motta tem suas opiniões firmes, pela defesa dos interesses da população.

Gustavo Victorino, destacou a programação jornalística baseada na informação e opinião das da Rede Pampa e conclamou “é hora de se conscientizar com atos e atitudes”.

Finalizando o painel, Fábio Behrend lançou o desafio de uma campanha conjunta com todas as redes para conscientizar e educar a população para trânsito. A atitude foi bastante aplaudida pelo público que lotou o auditório Érico Veríssimo, do Wish Serrano Resort, em Gramado/RS, local do 11º Congresso Brasileiro Sobre Acidentes e Medicina de Tráfego.

Com informações da Assessoria de Imprensa

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *