Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

23 de fevereiro de 2024

O que fazer com o veículo em caso de enchente?

Verão é tempo de altas temperaturas e também de muitas chuvas. Por esse motivo, é importante saber como agir em caso de enchente.


Por Pauline Machado Publicado 01/02/2023 às 08h15
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Veículo na enchente
Everton Pedroso é especialista em direito de trânsito e Presidente da FENIVE – Federação Nacional da Inspeção Veicular. Foto: Arquivo Pessoal

Verão é tempo de altas temperaturas e também de muitas chuvas, as conhecidas fortes chuvas de verão que causam muitos danos às cidades, aos cidadãos e aos motoristas. Pensando neste cenário, conversamos com Everton Pedroso, especialista em direito de trânsito e Presidente da FENIVE – Federação Nacional da Inspeção Veicular, sobre como agir com o veículo em caso de enchente.

Acompanhe!

Portal do Trânsito – Em casos de previsão ou de chuvas fortes, como as tempestades de verão, o ideal é deixar o carro em casa ou sair de transporte público ou por transporte de aplicativo? Por quais razões?

O ideal é que sempre que se consiga utilizar o transporte público este o faça, porém nem todos conseguem locomover-se  com o transporte coletivo de passageiros. No entanto, quando há a necessidade de utilizar o carro próprio deve se preocupar com possíveis chuva de granizo, ou até mesmo com enchentes, sempre evitando deixar o veículo desprotegido ou até mesmo em áreas com riscos de alagamentos. Isso porque os grandes volumes de chuvas vêm sendo constantes ultimamente nesse período.

Já quanto aos veículos de aplicativos, é uma excelente opção para quem faz pequenas distâncias de ida e volta até o trabalho ou em situações de compras onde pode evitar os custos de estacionamentos ou até mesmo de deixar o veículo na rua.

Portal do Trânsito – Estando no trânsito na hora em que começa uma tempestade com enchente, o que o motorista e respectivos passageiros devem fazer para se proteger, se estiverem:

De carro?

Evitar passar em áreas de inundações mesmo que pequenas, desviando sempre das rotas de engarrafamentos onde não possa manobrar o veículo. Sempre que puder, tentar se proteger em áreas cobertas. É importante lembrar que os carros são mais protegidos do que motos. No entanto, têm a mecânica sensível à água, principalmente quando trata-se de veículos baixos, os chamados carros de passeio.

De moto?

De motocicleta sempre todo cuidado é pouco. Portanto, o condutor deve colocar as roupas de proteção e sempre utilizar a viseira, mesmo com o risco de redução de visibilidade pelo embaçamento. É importante, também, não ter pressa. O maior risco ainda é da pista escorregadia, onde a dificuldade em transitar pelos automóveis e caminhões se multiplica infinitamente, além de estar sempre recebendo o spray de outros veículos quando permanece atrás e nas laterais.

Em ônibus de viagem?

Os ônibus, embora tenham uma melhor visibilidade do que os automóveis, e a vantagem de serem mais altos também devem evitar transitar em locais inundados para não colocar os passageiros em riscos.

Em transporte público?

Da mesma forma, o motorista deve tomar o cuidado de evitar locais com inundações. Além disso, de permanecer em túneis durante o trajeto da linha de deslocamento.

Já os passageiros devem evitar descer em locais em que não haja um abrigo, pois nesses momentos de tempestades há grande chance de ocorrência de raios e descargas elétricas.

Em transporte por aplicativo?

A grande preocupação em cumprir a chamada do usuário muitas vezes faz com com que o condutor tente manter o horário e o trajeto indicado pelo GPS. No entanto, deve estar atento sempre aos riscos e se possível se proteger em local seguro até que possa continuar o percurso em segurança.

Em caminhão?

Em todos os casos a redução de velocidade é necessária nesse momento de chuva forte, mas, em casos de caminhões o cuidado deve ser redobrado. Veículos de grande porte muitas vezes articulados têm maior chance de deslizar na pista. Ou, até mesmo, ter maior dificuldade de visibilidade pois estão em um veículo de maior proporção.

A pé?

Se proteger em locais seguros, aguardar passar a tempestade passar e não utilizar o telefone celular em áreas abertas.

Portal do Trânsito – Por outro lado, o que as pessoas tendem a fazer nesses casos e que não é o recomendado, por colocar suas vidas em risco?

Muitos tentam apressar-se para sair de onde estão e não tomam o cuidado necessário. Vale lembrar que os pisos ficam mais escorregadios, as ruas ficam alagadas e os semáforos muitas vezes desligam deixando o trânsito ainda mais complicado. Logo, é preciso redobrar a atenção e manter os cuidados que são essenciais nesse momento.

Portal do Trânsito – Por fim, do ponto de vista mecânico, existe algo que os motoristas devem fazer ou solicitar na revisão pensando em se prevenir contra as enchentes típicas desta época do ano?

Manter o bom funcionamento dos principais itens de segurança do veículo, desde parte elétrica, limpadores de para-brisa e vidros traseiros. Além disso, estar com a sinalização e iluminação em perfeitas condições, e, também, pneus dentro do limite de segurança.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *