Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

ONU quer reduzir acidentes viários em 50% nesta década


Por Mariana Czerwonka Publicado 01/12/2013 às 02h00 Atualizado 08/11/2022 às 23h24
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Acidentes com mortes

A Assembleia Geral das Nações Unidas, por meio da Resolução publicada no dia 2 de março de 2010, proclamou o período de 2011 a 2020 a Década de Ações para a Segurança Viária. A meta é reduzir em 50% os acidentes de trânsito em todo o mundo, que matam cerca de 1,3 milhão de pessoas por ano.

A Resolução recomendou aos 192 países-membros da ONU a elaboração de um plano diretor para guiar as ações nessa área durante os próximos dez anos. A Organização Mundial de Saúde (OMS) vai coordenar os esforços globais ao longo da década e monitorar os progressos em âmbitos nacional e internacional.

A medida foi criada em função dos índices alarmantes de mortes no trânsito em todo o mundo. O Brasil, por exemplo, está entre os cinco países onde mais ocorrem acidentes com mortes no trânsito.

“Entre os desafios está o de educar a população a fim de adquirir comportamentos mais seguros no trânsito. O acidente, além de causar um grande impacto no PIB, gera outro às famílias. É preciso também um controle efetivo da velocidade, por meio de equipamentos eletrônicos, além de desenvolver programas para melhorar o comportamento dos usuários no trânsito”, afirmou Maria Cristina Hoffmann, coordenadora-geral de Qualificação do Fator Humano no Trânsito do Denatran.

De acordo com a ONU, as colisões ferem de 20 a 50 milhões de pessoas a cada ano e, em muitos países, os cuidados de emergência às vítimas são inadequados.

Fonte: Portal A Tarde

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *