• Tecnodata Reciclagem CNH

Notícias

Notícias

Os perigos das bebidas alcoólicas na saúde da visão 

Os perigos das bebidas alcoólicas na saúde da visão

Bebidas alcoolicasAs bebidas alcoólicas são verdadeiros venenos para a saúde humana. Com os olhos isso não é diferente e os malefícios causados pelo álcool podem ser extremamente danosos, especialmente quando estamos dirigindo.

Há limites de consumo de álcool em todos os países para quem vai manejar veículos justamente pelo perigo que um drink a mais pode causar.

Um acidente pode ser diretamente influenciado pelo prejuízo da visão e falta de reflexos rápidos.

Dr. Renato Tolazzi, médico oftalmologista do Instituto Médico Oftalmológico Foz do Iguaçu (IMOF), explica que além de afetar as habilidades motoras da pessoa e as suas tomadas de decisão, o álcool reduz o chamado contraste visual. “Com isso, o motorista tem dificuldade com noções de profundidade no trânsito ou em diferenciar o que é claro ou escuro. Imagine no final do dia, quando a luz do sol está mais baixa e já existe uma dificuldade natural em perceber estes contrastes. Após beber, isso é mais perigoso ainda” explica dr. Renato Tolazzi.

Impacto direto da bebida

A vermelhidão dos olhos após consumo de bebidas alcoólicas já acusa que algo não está normal para dr Renato Tolazzi. “Olhos que ficam vermelhos são indícios de que a bebida já está causando algo nos olhos. A ação já está acontecendo no cérebro e a visão começa a apresentar dificuldades com o tempo. Ocorrem alguns sinais, como visão embaçada ou dupla, e com o passar do tempo e com a repetição do consumo exagerado os músculos responsáveis pelo foco da visão vão acabar comprometidos. O resultado são pacientes reclamando de noção de profundidade ou de distância, por exemplo” justifica Dr. Tolazzi.

Alguns distúrbios que podem surgir na superfície ocular também podem ter causas no álcool. “O olho seco é um destes problemas, especialmente após um consumo prolongado. Um médico oftalmológico consegue detectar sinais nos olhos, como manchas permanentes. A pressão ocular também aumenta e, em alguns de alcoolismo crônico, isto pode danificar o nervo óptico e causar glaucoma”.Muito além dos acidentes de trânsito, a bebida alcoólica em demasia é muito prejudicial à visão humana.

Artigos Recomendados Para Você

1 Comentário

  1. HERMES DAGOBERTO

    Gostei do assunto de sua publicação, gostaria de ver se é pertinente de divulgar em meu site: link acima.

    Sds.

    Hermes

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *