Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Os perigos das bebidas alcoólicas na saúde da visão


Por Mariana Czerwonka Publicado 28/09/2014 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 23h03
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Bebidas alcoolicasAs bebidas alcoólicas são verdadeiros venenos para a saúde humana. Com os olhos isso não é diferente e os malefícios causados pelo álcool podem ser extremamente danosos, especialmente quando estamos dirigindo.

Há limites de consumo de álcool em todos os países para quem vai manejar veículos justamente pelo perigo que um drink a mais pode causar.

Um acidente pode ser diretamente influenciado pelo prejuízo da visão e falta de reflexos rápidos.

Dr. Renato Tolazzi, médico oftalmologista do Instituto Médico Oftalmológico Foz do Iguaçu (IMOF), explica que além de afetar as habilidades motoras da pessoa e as suas tomadas de decisão, o álcool reduz o chamado contraste visual. “Com isso, o motorista tem dificuldade com noções de profundidade no trânsito ou em diferenciar o que é claro ou escuro. Imagine no final do dia, quando a luz do sol está mais baixa e já existe uma dificuldade natural em perceber estes contrastes. Após beber, isso é mais perigoso ainda” explica dr. Renato Tolazzi.

Impacto direto da bebida

A vermelhidão dos olhos após consumo de bebidas alcoólicas já acusa que algo não está normal para dr Renato Tolazzi. “Olhos que ficam vermelhos são indícios de que a bebida já está causando algo nos olhos. A ação já está acontecendo no cérebro e a visão começa a apresentar dificuldades com o tempo. Ocorrem alguns sinais, como visão embaçada ou dupla, e com o passar do tempo e com a repetição do consumo exagerado os músculos responsáveis pelo foco da visão vão acabar comprometidos. O resultado são pacientes reclamando de noção de profundidade ou de distância, por exemplo” justifica Dr. Tolazzi.

Alguns distúrbios que podem surgir na superfície ocular também podem ter causas no álcool. “O olho seco é um destes problemas, especialmente após um consumo prolongado. Um médico oftalmológico consegue detectar sinais nos olhos, como manchas permanentes. A pressão ocular também aumenta e, em alguns de alcoolismo crônico, isto pode danificar o nervo óptico e causar glaucoma”.Muito além dos acidentes de trânsito, a bebida alcoólica em demasia é muito prejudicial à visão humana.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *