Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Paraná recebe dirigentes de Detrans de todo o Brasil


Por Talita Inaba Publicado 13/12/2012 às 02h00 Atualizado 08/11/2022 às 23h55
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Começou nesta quinta-feira (13) e vai até sexta (14), em Curitiba, o 39° Encontro Nacional dos Detrans. Dirigentes de Departamentos Estaduais de Trânsito de todo o Brasil tratam de mudanças em procedimentos e legislação da área, além de apresentar propostas que facilitem a vida de motoristas e pedestres nas cidades brasileiras. Um dos principais pontos em discussão é a aplicação de multas para motoristas estrangeiros, com carros de outros países. Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina propõem a criação do Sistema Integrado de Trânsito Internacional, usando dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Assim, para sair do País, o turista internacional teria de pagar todas as multas recebidas no Brasil ou o veículo seria retido no posto da fronteira. Segundo Marcos Traad, diretor-geral do Detran Paraná, a proposta é que no momento em que o motorista estrangeiro estiver deixando o País, a PRF faça a consulta das infrações registradas, notifique o condutor e cobre os valores devidos. “Nosso objetivo é garantir segurança no trânsito. No Paraná, por exemplo, temos um grande fluxo de carros estrangeiros circulando por Foz do Iguaçu durante todo ano e, neste período de férias, muitos turistas argentinos, chilenos e paraguaios visitam nossas praias e o todo litoral da Região Sul”, explica.

A aplicação de multas para estrangeiros está prevista pelo Código de Trânsito Brasileiro, regulamentada pela Resolução 382/11 do Conselho Nacional de Trânsito. O pagamento pode ser feito com a impressão da taxa devida em um caixa eletrônico ou em uma agência bancária e todos os prazos de recurso devem ser respeitados, com a devolução do valor pago nos casos deferidos pelas instâncias de defesa.

TEMAS

A pauta do encontro prevê ainda a apresentação das campanhas educativas realizadas pelo Detran do Paraná em 2012, os resultados do projeto Vida no Trânsito nas capitais participantes, debates de questões relacionadas à transferência de veículos de outros estados, novo modelo de pátio e atendimento aos despachantes. Os vídeos produzidos pelo Detran paranaense e os investimentos na campanha “Se Liga no Trânsito – Se beber não dirija” foram apresentados na manhã desta quinta-feira (13) aos demais diretores. “A retomada das nossas atividades de educação reposicionam o Detran como gestor de trânsito, assumindo o papel de pensar novas alternativas e cuidar da segurança e preservação da vida”, disse Traad.

O Encontro Nacional de Detrans acontece quatro vezes por ano, sempre em capitais de estados diferentes. A finalidade é a troca de experiências sobre as ações dos órgãos, debates sobre questões relacionadas ao trânsito e transporte e a elaboração de soluções e políticas voltadas para um trânsito seguro e de qualidade no Brasil. “Os encontros servem também para a Associação Nacional de Detrans comunicar aos seus membros as ações desenvolvidas pela diretoria e debater as definições administrativas e políticas da entidade e as tarefas a serem empreendidas”, observou Teodoro Lopes, presidente da entidade.

Serviço: 39º Encontro Nacional dos Detrans Dia 13 – quinta-feira – 9h às 17h40 Dia 14 – sexta-feira – 9h às 12h Local: Mabu Royal & Premium Hotel – Rua XV de Novembro, 830. Centro – Curitiba-PR Fonte: Com informações da assessoria de imprensa

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *