Notícias

Notícias

Brasileiros levam mais tempo de casa para o trabalho 

Pesquisa do IBGE aponta que a situação é mais grave no Sudeste: 13% das pessoas leva mais de uma hora para chegar ao trabalho. O índice supera a média nacional de 9,8%

Vencer o trânsito é um desafio diário para milhões de pessoas. Às 7h, muita gente já saiu de casa ou está se preparando para sair para o trabalho, para a escola, para a universidade.

Segundo levantamento do IBGE, aumentou o tempo que o brasileiro gasta para ir e vir nas grandes cidades do país. Em 10 anos, aumentou o número de brasileiros que levam mais tempo nos deslocamentos de casa para o trabalho.

A situação é mais grave na Região Sudeste, a mais rica e mais populosa do país: 13% das pessoas leva mais de uma hora para chegar ao trabalho. O índice na região supera a média nacional de 9,8%.

Nas regiões metropolitanas de São Paulo e do Rio, o IBGE registrou os maiores percentuais de trabalhadores que levam mais de uma hora no trajeto até o emprego.

Quem vê o Marcelo chegar ao trabalho nem imagina a maratona que ele enfrenta todos os dias antes das 5h. “Acordo 4h30, saio de casa 5h, pego trem 5h20, chego na Central umas 6h50, pego ônibus e chego no trabalho mais ou menos 7h10”, conta.

Para empresários, quem mora longe, produz menos. Segundo especialista da Fundação Getúlio Vargas, são os mais pobres os que moram mais longe do emprego. E sofrem os efeitos disso no dia a dia. “Acabam logicamente tendo uma queda na sua produtividade, no seu ânimo, acaba gerando estresse e, consequentemente, pode gerar problema de saúde”.

Com informações do Bom Dia Brasil


Artigos Recomendados Para Você

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *

Trocar a senha

Identifique-se para receber um e-mail com as instruções de nova senha.

[wp_user active='forgot']