Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

22 de fevereiro de 2024

Pioneira no setor de fiscalização de trânsito no país, Perkons completa 25 anos


Por Mariana Czerwonka Publicado 18/07/2016 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 22h35
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Lombada eletrônicaA proposta era idealizar uma alternativa menos abrupta que substituísse a lombada física e mantivesse o objetivo de reduzir a velocidade. Foto: Divulgação Perkons

De 2001 a 2012, a frota brasileira de veículos saltou de 34,9 milhões para cerca de 76 milhões, aumento superior a 138%. Os dados são do relatório do Observatório das Metrópoles, do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia, e estimulam o desenvolvimento de soluções eficientes e inovadoras, que deem conta do gerenciamento do trânsito. Prestes a completar 25 anos e atuando em 16 estados e 13 capitais de todas as regiões do país, a Perkons se consolida neste segmento e coleciona projetos e tecnologias para segurança viária, mobilidade urbana e fiscalização eletrônica.

Pioneirismo

Foi um acidente de trânsito que motivou a criação de um produto que abriria o leque de equipamentos para controle de trânsito e viria a marcar o nascimento da corporação. A proposta era idealizar uma alternativa menos abrupta que substituísse a lombada física e mantivesse o objetivo de reduzir a velocidade. O resultado foi a invenção da primeira lombada eletrônica do país, em 1992. Desde então, o pioneirismo atravessou fronteiras e se instalou no Peru, Colômbia e Equador.

O renome, porém, extrapola o vanguardismo e tem reflexos diretos na qualidade de vida das pessoas “Em 2015, os equipamentos da Perkons monitoraram quase quatro bilhões de veículos pelo país e promoveram um índice de respeito à velocidade de 99,93%, nos trechos fiscalizados, o que contribui para segurança no trânsito e redução dos acidentes”, declara o diretor da empresa, Luiz Gustavo Campos. Conforme Estudo do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais do (Ibmec-Rio), somente em 2004 a instalação de lombadas eletrônicas evitou 1.061 mortes e 12.370 acidentes. Isto significa que cada equipamento evita três mortes e 34 acidentes por ano.

Iniciativas em prol da conscientização

Além da presença nas vias brasileiras, a corporação cultiva um papel ativo no processo de conscientização da sociedade. Para tornar mais acessível e estimulante o contato com a legislação de trânsito, crucial para a formação dos condutores, foi criado o CTB Digital, espaço que disponibiliza o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) comentado por especialistas. Outra iniciativa online que busca aproximar a temática trânsito do usuário é o Trânsito Ideal, site que reúne de dicas de segurança a vídeos de direção defensiva com acesso gratuito.

Com informações da Assessoria de Imprensa

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *