Notícias

Notícias

Placa Mercosul: saiba quando o emplacamento é necessário 

Placa Mercosul: saiba quando o emplacamento é necessário
Placa Mercosul
Se o proprietário quiser trocar de placa, poderá procurar o Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Foto: Arquivo Portal do Trânsito.

A última data estabelecida pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para a implementação da nova placa Mercosul em todo o país, é 30 de junho deste ano. No entanto, quem não pretende trocar de carro ou se mudar para outro município, pode ficar tranquilo. Ainda não há uma data limite para a instalação da nova placa em toda a frota do país, de acordo com o Ministério do Desenvolvimento Regional, ao qual o Contran é subordinado.

A placa Mercosul deverá ser instalada nas seguintes situações:

  • Primeiro emplacamento;

  • Aquisição de veículo;

  • Aquisição de veículo com troca de município;

  • Alteração de dados com complementação de placa;

  • Mudança de município;

  • Registro de outro Estado;

  • Troca de categorias;

  • E outros processos que necessitem a substituição de placas.

Segundo o Contran, não haverá a obrigatoriedade de troca de placas para os veículos que já estão em circulação. O que quer dizer que um veículo já emplacado poderá circular com o modelo atual até o fim da vida, se permanecer com o mesmo dono e no mesmo município.

Se o proprietário quiser trocar de placa, poderá procurar o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) para efetuar o emplacamento.

Uma vez emplacado com a chapa do novo padrão, o veículo poderá permanecer com ela mesmo se mudar de propriedade ou município, pois o novo padrão não traz identificação de cidade e de Estado, como ocorre no modelo atual.

As informações são do Detran/PR


Artigos Recomendados Para Você

5 Comentários

  1. Luan campos

    Gostaria de saber se no caso o rapaz diz que o lacre é antigo é nessessario trocar de placa?

  2. Maria margarete cena

    A placa do meu veículo é antiga ao fazer a transferencia nao me pediram para trocar pela Mercosul isso é legal? Não preciso trocar de placa?

    1. Mariana Czerwonka

      Maria

      Se não houver mudança de estado ou município, não é preciso.

      Equipe Portal

  3. Edson Carlos

    comprei o veículo usado no mesmo estado e município e não sabia da informação que não preso dava trocar aí fui e troquei pela Mercosul aí fui no Detran da minha cidade pra me informar então disseram que não tinha necessidade de trocar então me ressasiram com dinheiro de volta só que no site aí conta a dívida da placa porque isso?

  4. Emerson Vieira Dos Santos

    Ao trocar pela placa de modelo novo a mudança nos DC

Deixe um comentário

Campos obrigatórios *