Trending News

Notícias

Notícias

Portal traz recomendações de segurança para evitar pane no carro 

Portal traz recomendações de segurança para evitar pane no carro

Recomendações de segurançaPara ter segurança nos deslocamentos diários e nas viagens de maior distância é importante ter um conhecimento básico de mecânica ou pelo menos saber o que fazer em casos especiais de pane ou mau funcionamento de algum componente do veículo.

Por esse motivo o Portal listou algumas recomendações importantes tanto para condutores novatos como para aqueles mais experientes.

Antes de viagens longas ou quando o veículo estiver parado por muito tempo

Nesses casos, o proprietário, ou condutor, deve fazer um checklist especial, cumprir as recomendações básicas e ainda verificar: a presença e o estado dos itens obrigatórios, se há defeitos nos aros e pneus e quando irá ocorrer a próxima troca de óleo e revisão.

Outra dica é levar o carro a uma oficina autorizada ou especializada e solicitar uma verificação preventiva dos principais itens do veículo. Esse serviço geralmente é rápido, não custa caro (é muito mais barato do que corrigir depois) e deixa o condutor mais tranquilo e seguro.

Em caso de pane

Manter um seguro do veículo pode ser muito útil, pois além da cobertura de roubo e colisão, as seguradoras oferecem o serviço de assistência 24 horas, que auxilia o condutor em caso de pequenas panes como: falta de combustível ou troca de pneu furado, se for problema simples o atendente resolve na hora. Se for algo mais grave, a seguradora providenciará remoção do veículo para uma oficina.

Pane seca

Falta de combustível é a mais comum, pode representar risco, dependendo das condições e do local em que o veículo parar, e é ainda uma infração de trânsito.

O melhor é sempre prevenir esse tipo de problema, mantendo o tanque com combustível suficiente para o deslocamento. Porém, se isso ocorrer:

  • Se o carro ficar sobre a pista, ligue o pisca-alerta e coloque o triângulo de segurança, para evitar acidentes.
  • Cuidado com a ajuda de estranhos.
  • A solução mais simples e mais utilizada é buscar combustível no posto mais próximo, mas nem sempre isso é fácil devido à localização ou distância.
  • Nunca deixe crianças sozinhas esperando no carro.

Pneu furado

Trocar um pneu pode ser simples para quem sabe, mas pode representar um pesadelo para quem não tem experiência, força física ou habilidade necessária.

Essa é uma situação que pode expor o condutor a riscos, por isso, deve-se cuidar muito com a possibilidade de acidentes, devido ao veículo parado. Além disso, o condutor deve tomar cuidado para não ser atropelado, pois fica mais difícil de ser visto por outros condutores, quando abaixado, trocando um pneu.

Pane elétrica

Geralmente é causada por problemas na bateria ou de alternador. O condutor deve evitar ajuda improvisada do tipo: ligar por meio de cabos elétricos a bateria do seu veículo à bateria de outro carro. Se não for feita por quem entende, poderá queimar componentes eletroeletrônicos e agravar muito a situação.

Pane mecânica

Existem dezenas de problemas que um veículo pode apresentar, e que dependem de um diagnóstico correto para depois serem solucionados.

Para afastar o perigo de acidentes é importante tentar parar em local seguro e sinalizar. Além disso, se não tiver pleno domínio de mecânica, o condutor não deve tentar consertar o veículo. O ideal é procurar por socorro mecânico, descrevendo a situação.

Geralmente não há muito o que o condutor possa fazer para consertar o veículo. Os carros modernos estão cada vez mais complexos, e exigem mão de obra especializada. Por isso, não deve se perder tempo e providenciar imediatamente assistência. Lembre-se as concessionárias de rodovias pedagiadas oferecem mecânica aos usuários.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *